Destaques

Sindicato dos Aposentados recebe palestra sobre dengue

dengue.ilustrativa - opçao 2

Durante encontro, serão apresentadas as medidas de prevenção da doença, além das formas de tratamento e de combate ao mosquito

 

Os aposentados, pensionistas e interessados em se informar mais sobre o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, podem participar da palestra que será ministrada nesta quinta-feira (21), às 9 horas, no auditório do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, localizado na Rua Rio Grande do Norte, 1082, no Centro.

O palestrante será o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, que apresentará as medidas de prevenção à dengue, além das formas de tratamento e de combate ao mosquito. De acordo com a educadora em endemias, Lucimara Vasconcelos, é importante que as pessoas se conscientizem que, mesmo no inverno e dias frios, é preciso estar atento aos possíveis criadouros e objetos que podem acumular água.

“A população precisa entender que os ovos do Aedes permanecem vivos por até 450 dias em ambientes secos. Por isso, precisamos eliminar todos os possíveis locais em que a água fique parada, pois, assim que chover, os ovos vão eclodir e se proliferarem, o que no verão pode gerar uma epidemia”, disse.

Dicas de combate à dengue – É possível combater o mosquito através de medidas simples como acondicionar o lixo de maneira correta; colocar areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpar o bebedouro dos cachorros e gatos; remover as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; manter a caixa de água tampada; limpar lajes e locais que acumulam água e jogar latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados, além de matar seus quintais limpos.

Pacientes com dengue – Pessoas com suspeitas de dengue devem procurar uma Unidade Básica de Saúde. Caso seja confirmada a doença, é preciso evitar sair de casa, usar repelente, tomar bastante líquido, manter o repouso e eliminar todos os criadouros do mosquito.

Disk Dengue – Para ajudar no combate ao mosquito, a população que souber onde há locais com acúmulo de água pode ajudar denunciando para a Secretaria de Saúde, através do 0800 400 1893 ou para a Guarda Municipal no 153.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos