Programa Vencer retoma atividades culturais e esportivas na rede municipal
Desenvolvidas em todas as escolas e CMEIs, as modalidades oferecem aos alunos duas aulas semanais no contraturno
O Programa Vencer, da Secretaria Municipal de Educação, inicia o calendário de 2026 na próxima segunda-feira (23), com o atendimento de 10 mil alunos da rede municipal de ensino. Serão oferecidas 19 modalidades durante todo o ano letivo, com aulas em todas as escolas municipais e Centros Municipais de Ensino (CMEIs) urbanos e rurais. Os estudantes interessados podem realizar suas inscrições gratuitamente na secretaria de cada unidade, a depender da disponibilidade de vagas.

O Programa Vencer é uma iniciativa da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). As modalidades oferecidas representam diferentes áreas do esporte e cultura: judô, karatê, taekwondo, basquete, atletismo, dança, circo, musicalização, canto coral, xadrez, handebol, badminton, ginástica rítmica, esportes de aventura, teatro, capoeira, ballet e psicomotricidade.
O professor da SME Alexandre Segantin, responsável pelo Programa Vencer, destacou que essas atividades têm importância fundamental na formação integral dos alunos. “Os projetos esportivos e culturais funcionam como ferramentas educacionais, transmitindo valores como o respeito, coletividade, amizade, disciplina e resiliência. Oportunizamos experiências únicas aos alunos da rede municipal, permitindo o acesso isonômico aos projetos para todos”, comentou.
Podem participar alunos de 4 a 10 anos e as vagas de cada oficina são limitadas, com prioridade aos que já tenham participado anteriormente. Quando as inscrições esgotarem, os interessados serão incluídos em lista de espera para a modalidade escolhida. São disponibilizadas duas aulas por semana com duração de uma hora cada, no período da manhã e tarde.

As oficinas do Programa Vencer são conduzidas por entidades especializadas em cada prática, que firmaram termo de colaboração com a Prefeitura.
Esse ano, seis escolas seguem com oficinas de teatro, executadas pela Associação Londrinense de Circo (ALC). Com 260 participantes, as aulas utilizam jogos teatrais e improvisações para desenvolver a criatividade, expressão corporal e vocal das crianças. “Nossa maior expectativa está no processo de evolução individual e na união do grupo. Queremos que cada aula seja uma oportunidade de crescimento e que cada apresentação celebre o esforço coletivo”, ressaltou a coordenadora de Teatro, Vanessa Braga.
Desde 2024, quando foi inaugurado, o Programa Vencer está dentro das unidades escolares da rede municipal, promovendo o desenvolvimento acadêmico, emocional e social das crianças participantes. “Percebemos o entusiasmo dos alunos e o apoio das famílias ao Programa Vencer, que tem possibilitado o desenvolvimento de novas habilidades e o fortalecimento de valores como respeito, disciplina, responsabilidade e superação”, afirmou a diretora da Escola Municipal Anita Garibaldi, Lúcia Gomez dos Santos.
Para informações sobre as práticas disponíveis e quantidade de vagas do Programa Vencer, os pais e responsáveis podem fazer contato com a secretaria de cada unidade escolar.
Texto: Clara Chamorro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina




