Cidadão

Funcart faz processo seletivo para bolsas de ballet clássico

As bolsas de estudo oferecidas são parciais e válidas para oito anos de curso; prazo para inscrições encerra na sexta-feira (27), mesmo dia da seleção presencial

A Escola Municipal de Dança, da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), está com inscrições abertas para o processo seletivo do 1° ano do Curso Regular de Ballet Clássico. São oferecidas cerca de 40 bolsas parciais, e as inscrições devem ser feitas via Whatsapp (43) 99683-0002 até a próxima sexta-feira (27). Nesta data, será realizada a avaliação presencial em seis turmas diferentes, na sede da Funcart, localizada na Rua Senador Souza Naves 2.380. Para concorrer a uma das bolsas, é necessário apresentar documento com foto, comprovante de matrícula escolar na rede pública e comprovante de residência.

As bolsas são parciais, com valor das mensalidades entre 55 e 75 reais, desconto considerável sobre o valor integral de R$150. Com validade para os oito anos de curso, as aulas têm início imediato logo após a seleção, na sede da Funcart e na unidade norte (Avenida Alexandre Santoro, 440, Jardim São Paulo). 

Foto: Divulgação/ Fábio Alcover

O benefício é focado para alunos da rede pública de ensino, meninos e meninas que tenham de 8 a 11 anos de idade. A Funcart também disponibiliza bolsas integrais, mas estas são voltadas para as escolas municipais participantes dos projetos “Iniciação à Dança” e “Dança nas Escolas”.

As bolsas de estudo são oferecidas desde a fundação da  Escola Municipal de Dança, em 1993, tendo continuidade todos os anos para dar oportunidade a esses alunos. “O intuito é possibilitar a formação e educação artística de qualidade, além dos benefícios físicos e psicológicos”, contou a coordenadora da Escola de Dança de Londrina, Luciana Lupi.

Lupi acrescentou que as aulas do curso são direcionadas para o ballet clássico e técnicas de ballet de repertório. “O programa inclui aulas teóricas e aulas de dança contemporânea”, disse. 

Foto: Fábio Alcover

Aprendizados – Formada em 2025 pela Funcart, onde iniciou o curso de ballet oito anos atrás por meio da bolsa de estudos, a aluna Júlia Akemi recorda que o processo foi espetacular e gerou lembranças que serão perenes. “Com muito esforço e dedicação, aprendemos a técnica do ballet clássico e o artístico, que levamos para o palco. Desde pequena eu sonhava em ser bailarina, e vi uma oportunidade de realizar o meu sonho. Quero continuar no ballet, já me matriculei novamente para o ano de 2026; tenho muita gratidão pela escola em ter conseguido me formar com a bolsa”, comentou. 

Além das aulas que ocorrem três vezes na semana, os selecionados podem esperar muitas apresentações para o público, no decorrer do curso. “Todas as apresentações foram especiais. Ter a oportunidade de dar vida aos personagens por meio da dança é maravilhoso. Mas dançar o espetáculo Lago dos Cisnes foi uma das experiências mais marcantes”, disse Akemi.

De acordo com Ana Paula Dedin, mãe de Laura, uma das alunas bolsistas, o curso também ensina valores como disciplina, autodomínio, desenvoltura e evolução no modo da criança se comunicar e se expressar. “Uma experiência marcante foi o espetáculo do final de 2025, no teatro Ouro Verde, foi muito lindo. As coreografias estavam impecáveis”, elogiou.

A Funcart, gerenciadora da Escola Municipal de Dança de Londrina, possui convênio com a Secretaria Municipal da Cultura (SMC).

Texto: Laura Gonçalves, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos