Destaques

Município inicia atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno

aleitamento.V5

Programação completa está disponível no www.londrina.pr.gov.br e conta com rodas de conversa, exposição fotográfica, mamaço e campanha para o Banco de Leite

Na manhã desta segunda-feira (1°), teve início a programação da 25ª Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), com a palestra da doutora Mauren Mendes Tacla. A ação é celebrada em 170 países do mundo, de 1º a 7 de agosto.

O tema deste ano é o “Aleitamento materno: Presente saudável, futuro sustentável”. Para divulgá-lo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (Calma), vai realizar diversas ações como rodas de conversas em Unidades Básicas de Saúde, exposição fotográfica em shoppings centeres, campanha para doação de potes de vidro para os bancos de leite de Londrina, além de um mamaço no próximo sábado (6), às 15 horas, na Concha Acústica. As atividades prosseguem até dia 31 de agosto e a programação completa está disponível no www.londrina.pr.gov.br (clicar no banner com a logomarca do evento).

O objetivo da semana é sensibilizar a população sobre a importância do aleitamento materno, e como a amamentação é um ponto chave para a valorização do bem-estar desde o início da vida. Segundo a enfermeira e coordenadora da Semana, Lilian Poli de Castro, o leite materno protege o bebê, garantindo o crescimento com mais saúde, diminuindo o risco de doenças, fornecendo nutrientes de qualidade, com segurança alimentar, ajudando a prevenir a fome, a subnutrição, além de ser uma alimentação ambientalmente sustentável.

O leite materno protege o bebê de infecções, diarreias e alergias, promovendo o crescimento com mais saúde. Assim como o aleitamento materno diminui o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade, além de ser benéfico para as mães, pois perdem peso mais rapidamente após o parto, e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, o que diminui riscos de hemorragia e anemia. “Os resultados esperados são de incentivar a amamentação contribuindo para o aumento desse índice em Londrina. É importante lembrarmos que não importa a hora, nem o lugar, a amamentação é um direito da mulher e possibilita o crescimento físico e emocional saudável para o bebê”, destacou Lilian Poli.

Para a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Eliana Marussi, é necessário que se organize a Semana Mundial do Aleitamento Materno para que se divulgue as ações do município e a importância do apoio profissional, dos familiares e da sociedade em geral na amamentação. “Através da informação e do apoio de diversas áreas as mulheres que amamentam se sentirão cada vez mais fortalecidas a amamentar. Porque nós, enquanto profissionais da saúde, temos o conhecimento técnico, mas as mães, as avós e os pais têm outros conhecimentos que podem ajudar também.”

História – A doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e palestrante, Mauren Mendes Tacla, explicou que a semana mundial é uma parte da história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Ela surgiu da preocupação que a Organização Mundial de Saúde (OMS) têm com relação à redução dos índices de mortalidade infantil. “Quem se preocupa com a redução da mortalidade infantil tem, obrigatoriamente, que ser um incentivador do aleitamento materno”, disse.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno surgiu em 1992, na Itália, com 120 países, após uma conferência da OMS com a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, sigla em inglês). No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema e pela elaboração e distribuição de materiais de divulgação.

aleitamento.V6Todos os materiais utilizados para a divulgação do aleitamento são traduzidos para 14 idiomas e podem ser baixados gratuitamente através do site da Waba. A semana tem o apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais amigos da criança, sociedades de classe e ONGs. Em Londrina, são amigos da criança os Hospitais Universitário, Evangélico e a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai. A realização das ações, em Londrina, é responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, através do Comitê de Aleitamento.

Programação – A partir de amanhã (2) até domingo (7), a população pode participar da campanha para arrecadação de potes de vidros com tampas de plástico, que serão doados aos Bancos de Leite. Quem desejar, pode entregá-los no Supermercado Tonhão (a organização é da Unidade Básica de Saúde do Piza).

Além dessa atividade, durante essa terça-feira (2) haverá entrega de folders sobre amamentação para clientes e funcionários do Supermercado Santarém e Super Mufatto (UBS Cafezal); roda de conversa com os participantes do Grupo de Atividade Física das Unidades Básicas de Saúde do Marabá, Panissa, Tókio e Bandeirantes; reunião com as gestantes da UBS Cafezal; e palestra com as gestantes do pré-natal da UBS Milton Gavetti.

A programação completa está disponível em http://goo.gl/FhFUf0.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos