Prefeitura forma 223 Agentes Comunitários de Saúde
Profissionais capacitados integram as equipes de Saúde da Família; curso teve 440 horas de aulas teóricas e dinâmicas de grupo
Foi realizada nesta sexta-feira (2), no Teatro Filadélfia, a solenidade de formatura de nove turmas do Curso Inicial para Agente Comunitário de Saúde (ACS), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná e o Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha.
Ao todo, foram certificados 223 servidores, que foram contratados pelo Município através do concurso público nº 097/2014. Os profissionais já atuam na Rede de Atenção Primária à Saúde, integrando as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Realizado entre junho e dezembro de 2015, o curso teve carga horária de 440 horas de aulas teóricas e dinâmicas de grupo.
Na solenidade, a diretora geral da SMS, Eliana Marussi, representou o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin. Ela acompanhou de perto o trabalho das turmas durante o processo de formação e destacou o esforço dos servidores neste período. “Também fiz parte dessa caminhada e sei o quanto vocês se dedicam e se empenham diariamente. Os debates em sala sempre foram muito maduros e voltados ao cotidiano, abordando a realidade que é possível. Tenho orgulho em dizer que enxergo em cada um qualidade e competência necessárias para desenvolver essa missão tão importante”, disse.
Rosely Shiguemi Sassaki, 48 anos, que integra a equipe de Saúde da Família da UBS do Jardim Marabá, na região leste, é uma das servidoras municipais que participaram do curso. “Essa formação nos proporciona um embasamento maior e uma formação mais completa para que possamos desenvolver nosso trabalho no dia a dia. O serviço prestado pelo Agente Comunitário de Saúde é primordial, pois este profissional funciona como um elo entre a comunidade e as áreas de saúde do município”, ressaltou.
O curso – O objetivo do Curso Inicial para Agente Comunitário de Saúde (ACS) é promover a qualificação dos agentes para que estes atuem de forma mais completa junto às equipes multiprofissionais e à comunidade, desenvolvendo ações de cuidado e proteção à saúde, assim como prevenção de doenças.
Entre junho e dezembro de 2015, os servidores receberam instruções sobre diversos temas ligados às políticas públicas de saúde. “Foram abordados assuntos como o Sistema Único de Saúde (SUS), atribuições e competências dos Agentes Comunitários de Saúde, o Programa Saúde da Família, abordagem e visita domiciliar, trabalho em equipe e prevenção de doenças, entre outros.
A função destes profissionais é desenvolver atividades de promoção da saúde, de doenças, agravos e vigilância à saúde. Isso ocorre por meio de visitas, ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, além de ações educativas, em conformidade com as diretrizes do SUS.
Participaram da solenidade de formatura nesta sexta-feira (2) a coordenadora pedagógica do Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, Sandra Anesi; a doutora Damares Tomazin Biazin, representando o Centro Universitário Filadélfia de Londrina (Unifil); Luciene Santana Andreatti, representando a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná e a 17ª Regional de Saúde, em nome da diretora Terezinha de Fátima Sanches; e o vereador Gustavo Richa.
Fotos: Vivian Honorato