Cidade

Município participa da Semana de Ouvidoria em Brasília

Evento vai debater experiências nacionais e internacionais com foco na melhoria dos serviços prestados ao cidadão

 

semana.ouvidoria.DPO ouvidor-geral do Município, Márcio Horaguti, irá participar da Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação, entre os dias 13 e 15 de setembro, em Brasília. O evento vai debater experiências nacionais e internacionais com foco na melhoria dos serviços prestados ao cidadão e será realizado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e com a Rede de Transparência e Acesso à Informação (RTA).

A programação do evento reúne três atividades complementares como seminário internacional, oficinas temáticas e ainda a II Reunião Geral de Ouvidorias. O objetivo é ampliar o conhecimento e a discussão de assuntos relativos ao trabalho das ouvidorias e de temas de acesso à informação, com foco na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.

Segundo Horaguti, a sua participação objetiva adquirir novos conhecimentos, para que possam ser aplicados em Londrina, por meio da troca de experiências com ouvidores de todo o Brasil e de outros países, além de conhecer dois sistemas de ouvidorias, criados pelo Governo Federal, que poderão ser aplicados em Londrina. O Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo (e-OUV) –  que permite que os cidadãos façam denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios – e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), dedicado ao cumprimento a Lei de Acesso à Informação.

“O Município hoje tem a possibilidade de adotar os dois sistemas gratuitamente, porque em 2013 aderiu ao programa Brasil Transparente, criado pela Controladoria-Geral da União, para auxiliar estados e municípios na implementação das medidas de governo transparente previstas na Lei de Acesso à Informação”, disse.

Sobre a ouvidoria – A Ouvidoria-geral do Município foi implementada em Londrina em abril deste ano, por meio de lei municipal sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff. A unidade compõe a estrutura organizacional da administração municipal e é um órgão auxiliar, independente, permanente e com autonomia.

O objetivo é a apuração das reclamações relativas à prestação dos serviços públicos dos pedidos de acesso a informações (como prevê a Lei de Acesso à Informação), sugestões, reclamações, elogios, sendo um canal de diálogo entre a população e a administração pública.

Dados – Desde a sua criação até o dia 15 de agosto, data da última contabilização, a ouvidora-geral prestou 51 atendimentos, presenciais e por telefone.  No mesmo período, o órgão prestou 2.712 atendimentos a pessoas que enviaram e-mails. Destes, 1.229 foram pedidos de serviços, 347 críticas, 124 sugestões, 16 elogios e 996 foram relacionados a outro tipo de solicitações.

Os cidadãos que desejarem fazer reclamações, sugestões, elogios, entre outras solicitações, podem entrar em contato pelo número 3372-4532, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Também é possível falar com a Ouvidora-geral através do e-mail ouvidoria@londrina.pr.gov.br ou de forma presencial. A Ouvidoria está localizada junto ao Gabinete do Prefeito, no prédio administrativo da prefeitura.

 

Foto: Ilustrativa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos