Guarda Municipal participa de aperfeiçoamento profissional

Vão participar 362 guardas municipais de Londrina; curso totaliza 104 horas de aulas
Na manhã desta segunda-feira (12), teve início o “Estágio de Qualificação Profissional” da Guarda Municipal de Londrina. A primeira turma terá aulas até o dia 28 de setembro, das 9h às 18horas, totalizando 104 horas de curso ministrado no auditório do shopping localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, s/n.
O primeiro tópico tratado foi “Polícia Comunitária”, no qual o diretor da Guarda Municipal, Osmar dos Santos, explicou que a estratégia organizacional desse policiamento visa uma parceria entre a polícia e a população, onde ambas trabalham colaborativamente para melhorar a segurança nos bairros.
Em países desenvolvidos como Estados Unidos e Japão ela vem sendo usada há mais tempo do que no Brasil e tem dado resultados positivos. “A polícia comunitária vem sendo utilizada em Londrina desde 2013 e pretende modificar o patrulhamento ostensivo pelo preventivo, em que o policiamento está próximo da população, obtém mais informações, otimiza o trabalho dos GMs e ajuda a garantir mais segurança ao cidadão”, explicou o diretor da Guarda Municipal.
Os 362 guardas municipais aprenderão ainda mais sobre armamento e tiro, legislação penal, Direito Processual Penal, Lei Maria da Penha, primeiros-socorros, Defesa Civil, combate à incêndio, polícia comunitária, novas tecnologias não-letais, técnicas de abordagem, defesa pessoal e segurança patrimonial. Para isso foram convidados especialistas como a juíza da 6ª Vara Criminal de Londrina (Vara Maria da Penha), Zilda Romero; a promotora de Justiça do Ministério Público, Susana de Lacerda; as psicólogas do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM) e os guardas municipais que participam da Patrulha Maria da Penha desde seu início.
Ao todo, 13 turmas terão aulas durante duas semanas e meia, com atividades de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Segundo o supervisor de aperfeiçoamento e ensino da Secretaria Municipal de Defesa Social, Cleverson Gomes Casado, o aprimoramento deve terminar apenas em julho do próximo ano, quando todos os GMs terão passado pelas aulas. “Quando todos fizerem a reciclagem, iniciaremos uma nova capacitação, assim os guardas municipais estarão constantemente em aprimoramento, o que é importante para seu crescimento profissional e para o aperfeiçoamento no atendimento à população”, explicou.
O objetivo do curso é cumprir o Decreto Federal n° 5.123, de julho de 2004, que prevê a reciclagem anual dos guardas municipais. Por isso, o curso mantém o guarda municipal apto para desenvolver suas atividades e traz novidades contidas na legislação.
Segundo o secretário de Defesa Social, Coronel Rubens Guimarães, o curso faz parte do treinamento continuado dos guardas municipais. Ele ressaltou que não se pode deixar o guarda municipal trabalhando sem treinamento continuado, visto que a sociedade está sempre em transformação e surgem novas situações com as quais o profissional precisa saber lidar.
O conteúdo ministrado na capacitação segue a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), segundo as necessidades e demandas do Município. A segunda turma iniciará as atividades após o dia 28 de setembro, na sede do Tiro de Guerra, que fica na Avenida Salgado Filho, 1.334, no Jardim Califórnia.
Para que todos os guardas municipais passem pela capacitação sem prejuízo do efetivo nas ruas e no patrulhamento dos prédios públicos, os serviços estão sendo adequados e, quando necessário, substituídos por patrulhamento com veículos. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
Fotos: Vivian Honorato




