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Município disponibiliza site de Tecnologia da Informação

Município disponibiliza site de Tecnologia da Informação

Site traz dados e informações sobre a rede municipal de informática, na página inicial do Portal da Prefeitura

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), implementou nesta quinta-feira (29) o site de Tecnologia da Informação, na página inicial do Portal da Prefeitura. No site, estão disponíveis informações relacionadas à área de informática da Prefeitura, como os números de acessos ao portal, contratos vigentes na área de informática, e quais os sistemas e aplicativos em uso pela administração direta e órgãos como Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Codel, FEL e Ippul.

O site foi elaborado pela Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas IV da Diretoria de Tecnologia da Informação. De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da SMPOT, Edvaldo de Alcântara Oliveira, a iniciativa tem como objetivo divulgar a realidade da Prefeitura no que se refere à Tecnologia da Informação (TI), mostrando os avanços e investimentos que tem sido feitos e quais os resultados obtidos. “Londrina é pioneira em avanços tecnológicos, sendo uma das primeiras cidades do país a informatizar sua rede de saúde pública, em 1993. Também fomos a primeira Prefeitura do estado a integrar-se com o sistema Projudi, do Tribunal de Justiça do Paraná, para o ajuizamento em lote de execuções fiscais”, contou.

Atualmente, a Prefeitura de Londrina possui 366 pontos de acesso à rede de informática, como escolas, unidades básicas de saúde (UBSs), câmeras de videomonitoramento, entre outros. Todos os serviços municipais da área urbana e rural são interligados, e através do projeto Londrina Digital, os serviços da zona urbana estão sendo migrados para cabeamento de fibra óptica. “A melhoria da infraestrutura de TI é pré-requisito para o melhor funcionamento dos serviços existentes e para a implantação de novos serviços de TI, que são cada vez mais necessários”, frisou Oliveira.

Inovações – O site de Tecnologia da Informação também apresenta casos de realizações feitas em conjunto pela Diretoria de Tecnologia da Informação com seus clientes e usuários, principalmente as Secretarias Municipais de Saúde, Fazenda e Gestão Pública.

Dentre os casos mais recentes informados no site, constam o Suporte Técnico de Informática, e a manutenção do sistema de Declaração Mensal de Serviços (DMS) e do sistema Fiscal de ISS, que eram realizados por empresas terceirizadas. “Incorporar estes serviços gerou uma economia de cerca de R$57 mil ao mês para os cofres públicos”, afirmou o diretor de Tecnologia da Informação.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, citou também o projeto de integração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), que está em funcionamento desde 15 de setembro. “É uma excelente ferramenta, que agiliza a abertura e encerramento de empresas, pois tramita por vários órgãos de forma automática. Outro caso é o Siglon, portal com informações georreferenciadas utilizadas para serviços de Zoneamento Fácil, mensuração de áreas, serviços topográficos, entre outros”, disse.

Segundo o secretário municipal, de 2013 até o momento, a Prefeitura já investiu R$10 milhões em Tecnologia da Informação. “Isso nos permitiu adquirir materiais essenciais, como servidores físicos, equipamentos de armazenamento de dados, softwares, promover treinamentos e serviços de atualização cartográfica e cadastral”, citou.

Para Pelisson, a ampliação dos serviços municipais disponíveis em rede contribuiu para que a média de atendimentos presenciais diários, na Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, caísse de 500 pessoas, em 2013, para 150, em 2016. “Antes, para solicitar o número do seu imóvel, o contribuinte precisava ir ao prédio da Prefeitura, com espera de até 40 dias. Hoje esse serviço é feito pelo nosso portal. O mesmo se aplica ao boleto de pagamento do ITBI, que é emitido diretamente nos cartórios. São diversas melhorias que impactam diretamente na vida do cidadão, trazendo eficiência e qualidade aos serviços públicos”, explicou.

 

Foto: DTI

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