“Donantônia” é atração no Museu Histórico de Londrina neste fim de semana
Entrada é um quilo de alimento não perecível; montagem tem patrocínio do Promic
O grupo teatral Núcleo Ás de Paus apresenta neste sábado (19) e domingo (20), no Museu Histórico de Londrina, a peça “Donantônia”. Nos dois dias, serão realizadas duas sessões, às 15 e às 19 horas. O evento é aberto ao público e, para participar, é necessário levar um quilo de alimento não perecível (exceto sal). Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, no próprio museu, que fica na rua Benjamin Constant, 900, Centro.
A temporada de estreia da montagem “Donantônia” conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A história traz Antônia, uma senhora que adora receber visitas e, entre uma conversa e outra, um pedaço de bolo e uma xícara de café, revive lembranças de um passado distante, revelando velhos conflitos que se tornam presentes diante do público. Aquele que ingressa na casa de Antônia é também convidado a se lembrar dos tempos idos, das escolhas que formam a trama e o significado desta jornada que chamamos de vida.
Para a construção da dramaturgia, a companhia convidou a escritora paulista Yara Camillo, que elaborou o texto em consonância com o desenvolvimento do trabalho. A direção musical é de Thunay Tartari, integrante do Ás de Paus, que concebeu canções originais para o espetáculo. A peça estreou em maio deste ano e, desde então, está em circulação pela cidade. Trata-se do terceiro espetáculo do Núcleo Ás de Paus, após a criação de “A Pereira da Tia Miséria” (2010) e “Singra” (2013).
Ficha técnica
Direção e produção: Núcleo Ás de Paus
Dramaturgia: Yara Camillo e Núcleo Ás de Paus
Criação e Direção musical: Thunay Tartari
Elenco: Adalberto Pereira, André Demarchi, Artur Junges, Camila Feoli, Rebeca Oliveira de Carvalho, Rogério Francisco Costa e Thunay Tartari
Iluminação: Rogério Francisco Costa e Altair de Souza (Borracha)
Cenografia: Rogério Francisco Costa
Marcenaria: Claudiomar Meneguetti
Serralheria: Carlos Miguel da Silva
Figurino: Núcleo Ás de Paus
Costura: Inêz Zeidel Grassi
Perucas e máscaras: Daniele Stegmann
Design Gráfico: Arthur Duarte
Foto: Divulgação – Leo Okuyama