Selo “Arma não é brinquedo” será entregue a comerciantes nesta quinta-feira (24)
A certificação identifica e reconhece as empresas que não vendem armas de brinquedo na cidade; com a entrega, 81 lojistas passam a ter o selo
Será realizada nesta quinta-feira (24), às 14 horas, na Câmara Municipal de Londrina, a sexta edição da entrega do selo “Arma não é brinquedo”. Atualmente, 81 lojistas da cidade integram a campanha. A certificação faz com que os estabelecimentos sejam reconhecidos como pontos de comércio que não vendem armas de brinquedo e que incentivam a reflexão sobre a paz. Neste ano, 34 lojistas irão receber o selo, sendo que 17 são novos adeptos e outros 17 estão renovando a validade por mais dois anos.
A cerimônia será aberta ao público e contará com a participação de integrantes do Conselho Municipal de Cultura da Paz (Compaz) e da ONG Londrina Pazeando, órgãos que conduzem as atividades do movimento municipal que é de responsabilidade da Prefeitura de Londrina e da Câmara Municipal. Também participam representantes de forças de segurança pública como a Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal, além de membros de secretarias municipais, autoridades, entidades parceiras e outras instituições.
Em vigor desde 2011, a campanha do selo “Arma não é brinquedo” é respaldada pela Lei Municipal 9.188, criada em 2003, que proíbe a venda de armas de brinquedo, incluindo aquelas que possuam partes coloridas, atirem água, bolhas de sabão ou balas de brinquedo. Possuem o selo, que tem validade de dois anos, desde pequenos mercados e bazares localizados em bairros, até as grandes redes nacionais e internacionais.
Segundo o secretário do Compaz e integrante da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, a campanha surte efeito positivo ao fazer com que as pessoas reflitam sobre a importância de abolir a cultura da violência e fortalecer a cultura de paz. “É necessário mobilizar a comunidade, levantar essa questão e permitir que as crianças brinquem e tenham atividades mais saudáveis, visando incentivar a paz e melhorar a qualidade de vida no planeta. Também é importante ressaltar que, além dos empresários, as forças de segurança locais sempre nos apoiam nesse processo, uma vez que armas de brinquedo comumente são utilizadas em crimes, e a intenção também é diminuir esse risco”, afirmou.
Reflexão – O secretário do Compaz, Charleston Luiz da Silva, disse que o movimento municipal, nesses seis anos, vem cumprindo sua função dentro da proposta de estimular a comunidade a pensar de forma mais profunda sobre a venda de armas de brinquedo. “A campanha é um processo preventivo e educativo que existe para incentivar os empresários a abraçar a ideia de promover a cultura de paz. São pessoas que enxergam como importante evitar a venda de armas para crianças, e a divulgação se amplia com a participação de empresários, dos veículos de comunicação e das associações e entidades que nos ajudam a espalhar as informações”, completou.
Os comerciantes interessados em aderir à campanha e adquirir o selo para seu estabelecimento, podem preencher uma ficha de inscrição, pela qual fazem um requerimento prévio para serem fiscalizadas posteriormente. A ficha de cadastro pode ser acessada no portal da Prefeitura de Londrina, no endereço goo.gl/4kAAnX.
No início de cada ano, o Compaz e a ONG Londrina Pazeando, junto com a Secretaria Municipal de Fazenda e representantes da Câmara Municipal, realizam visitas aos estabelecimentos de Londrina para lembrar os comerciantes sobre o prazo de validade do selo, além de conversar e convidar outros lojistas a participarem da campanha.
Foto: Divulgação