Estudantes apresentam trabalhos do Programa Educação Empreendedora
Eles vão montar uma feira, onde serão vendidas ervas aromáticas, chás, temperos naturais, brinquedos, entre outros itens, resultado do projeto realizado durante o ano
Incentivar os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, despertando neles características empreendedoras, como iniciativa, criatividade, trabalho em equipe e autonomia, é o objetivo do Programa Educação Empreendedora proposto pelo Sebrae. Em Londrina, o programa foi implantado em 100% das escolas municipais do Fundamental I, que totalizam 84 unidades, e nesta semana os alunos estarão apresentando os trabalhos realizados durante o ano.
Nesta sexta-feira (25), das 10 às 12 horas, e das 15h30 às 17h30, os alunos da Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira montarão uma feira, onde vão vender diversos produtos como ervas aromáticas, chás, vasos de temperos naturais, brinquedos ecológicos, produzidos com materiais recicláveis, e alimentos como sanduíches naturais. Eles também vão doar rações para animais carentes atendidos pela Associação Defensora dos Animais (ADA), arrecadadas durante campanha realizada neste mês.
Na Escola Moacyr Teixeira, o projeto da Educação Empreendedora gira em torno de uma horta, implantada em abril deste ano, em um espaço que estava sem destinação. Todos os 697 alunos da unidade atuam no projeto, com aulas teóricas e cultivo de temperos, ervas aromáticas, legumes e hortaliças e na venda dos produtos para a comunidade.
O trabalho realizado na Escola foi reconhecido pelo 1º Prêmio Sebrae Educação Empreendedora no Paraná. Uma das professoras responsáveis pelo programa na unidade, Mileide Carla Novelli da Silva, recebeu o prêmio, na categoria Professor de Ensino Fundamental 1º Ciclo com práticas mais inovadoras em Educação Empreendedora, regional norte. A premiação aconteceu no dia 17 de novembro, em Curitiba. A Escola Moacyr Teixeira fica na rua Luiz Brugin, 775, C.H. María Cecília.
No sábado, a partir das 12 horas, a Escola Municipal Norman Prochet realiza a I Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos. A abertura oficial será às 12h30. No local, cada turma montará uma loja, para comercializar o que foi produzido durante o ano, como ervas aromáticas, temperos naturais, brinquedos ecológicos, entre outros itens.
Segundo uma das professoras responsáveis pelo programa na unidade escolar, Renata Nicolim, cada turma trabalhou um tema, durante o ano, dentro dos conceitos do programa, como criatividade, autoconfiança e trabalho em equipe, com aulas uma vez por semana.
“Este trabalho ressaltou, nos alunos, características importantes como iniciativa e comprometimento e, por meio dele, os alunos puderam fazer pesquisa, planejar, estabelecer metas, ou seja, são comportamentos empreendedores que eles levarão para suas vidas”, destacou. A escola fina na Rua Montevidéu, 528, Jardim Santa Rosa.
Sobre o Programa – O Programa Educação Empreendedora proposto pelo Sebrae foi implantado nas escolas municipais de Londrina em fevereiro deste ano. Para isso, os professores participaram de diversas capacitações promovidas pelo Sebrae, as quais certificaram cerca de 120 professores para serem responsáveis pela implantação do programa em suas unidades escolares. Além disso, cada aluno recebeu um material didático preparado pelo Sebrae.
Uma vez por semana os alunos recebem atividades teóricas e práticas que estimulam a cultura do empreendedorismo e cada unidade tem autonomia para desenvolver projetos dentro dos conceitos do Programa, fomentando, entre os alunos, comportamentos empreendedores.
No dia 17 deste mês, o município recebeu o 1º Prêmio Sebrae Educação Empreendedora no Paraná, por ter implantado o Programa Sebrae de Educação Empreendedora em 100% das escolas do Fundamental I. O Município irá renovar a parceria com o Sebrae para 2017, para que novos professores possam participar de capacitações e novos alunos recebam o material de didático do Sebrae.