Endemias participa de mobilização contra o Aedes
Atividades educativas serão realizados durante o Festival de Atletismo Caixa Kids, no Centro Pastoral de Londrina e no Aterro do Lago
Neste sábado (26), os agentes municipais de Endemias vão participar de uma “Feira da Saúde”, no Aterro do Lago Igapó, das 9 às 13horas. A atividade é aberta ao público e tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre os perigos do Aedes aegypti e outras endemias.
Segundo a educadora em Endemias, Lucimara Vasconcelos, os cidadãos poderão conversar com os técnicos em saúde sobre o ciclo de reprodução e eliminação dos criadouros do mosquito, que é o vetor transmissor da dengue, do zika vírus, da febre chikungunya e da febre amarela. E também poderão conhecer mais sobre outras doenças como a leishmaniose e a esquistossomose.
Os visitantes receberão a cartilha da campanha “10 Minutos contra o Aedes” e outros panfletos que abordam as endemias e suas formas de prevenção e tratamento. Haverá também larvários sobre o ciclo do Aedes aegypti, além de materiais lúdicos.
Centro Pastoral Dom Bosco – No sábado (26), das 15 às 16horas, outros agentes estarão no Centro Pastoral Dom Bosco, 145, no Jardim Dom Bosco. Eles farão uma palestra de conscientização ao combate do Aedes aegypti. A ação é aberta à comunidade do bairro e visa formar novos multiplicadores de conhecimento.
Ação no VGD – Além da feira da saúde, na sexta-feira (25), às 13 horas, os agentes irão ao Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), localizado na Rua Acre esquina com a Avenida Jorge Casoni, para participar do Festival de Atletismo Caixa Kids.
Durante o festival, os profissionais pretendem entregar panfletos explicativos sobre a dengue, zika, chikungunya, leishmaniose e a esquistossomose, entre outras endemias. Cerca de 600 crianças participarão do evento e serão instruídas pelos profissionais da saúde.
O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Caixa Econômica Federal, Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC), Londrina Esporte Clube (LEC) e Secretaria Municipal de Saúde.
Foto: Ilustrativa