Prefeitura finaliza cursos do PMAT em 2016
Mais de 1.700 servidores já foram capacitados desde 2015; curso para formação de multiplicadores encerra a programação do ano
Os cursos do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) realizados em 2016 entram na reta final. A capacitação “Formação de Multiplicadores” encerra as atividades do ano. Cerca de 50 servidores municipais estão participando do curso, que começou na segunda-feira (28) e terá sua última etapa nesta quinta-feira (1), das 12 às 18 horas.
O objetivo do curso é promover uma atividade específica reunindo servidores que já participaram de outras capacitações durante o ano e incentivá-los a multiplicar os conhecimentos adquiridos em suas próprias secretárias e setores. “O diferencial deste curso é exatamente mobilizar os servidores para que eles possam ampliar o alcance dos conteúdos oferecidos pelo PMAT. Até o momento, temos 244 servidores cadastrados como interessados em ser multiplicadores. A intenção é que essas ações comecem a ser desenvolvidas a partir de 2017”, informou o gerente de Treinamento e Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), Marco Aurélio Henriques.
Por meio dos treinamentos do PMAT, que tiveram início no final de 2015, já foram capacitados, até o momento, 1.707 servidores. Participam das ações formativas gestores, coordenadores, diretores, assessores, procuradores, técnicos administrativos e técnicos operacionais. Ao todo, foram realizados 17 cursos, com 15 temas diferentes, reunindo 51 turmas.
Os treinamentos integram a Ação 4 do PMAT, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) somados à contrapartida do Município. Para 2017, estão programados três cursos: “Planejamento, contratação e estruturação do termo de referência”, “Desenvolvimento de Competências direcionadas ao serviço público” e “Plano de Cargos e Salários aplicado na Administração Pública”. Serão oferecidas 780 vagas para as atividades, que devem ser realizadas entre março e maio.
Segundo Marco Aurélio Henriques, no próximo ano o Município irá trabalhar para que os cursos do PMAT cheguem até os servidores que ainda não puderam participar das formações. “Ao alcançar o maior número possível de servidores, teremos mais condições de multiplicar os conhecimentos dentro das secretarias. Isso refletirá na otimização dos serviços, aprimorando as atividades internas e, principalmente, o atendimento ao cidadão”, disse.
Para participar, após obter com a pessoa de referência em cada secretaria e autarquia a liberação da chefia, o servidor deve efetivar a inscrição para o curso desejado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/PML), link http://goo.gl/bOjpUC. Apesar de alguns cursos serem direcionados a servidores com funções específicas, as vagas são abertas a todos.