Prefeitura inicia implantação de Governança de Tecnologia da Informação
Medida, incentivada pelo Tribunal de Contas do Paraná, tem como objetivo normatizar e planejar os procedimentos de TI, conferindo mais transparência e eficiência aos processos e projetos
A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), deu início ao processo para implantação de Governança de Tecnologia da Informação (TI) no Município. A Governança de TI é um conjunto de normas, políticas, métodos e procedimentos, estruturados de forma a permitir o planejamento, a direção e o controle da utilização da tecnologia da informação. Ela permite a utilização mais eficiente de recursos e favorece o alinhamento estratégico e a transparência das operações.
Para concretizar essa implementação, os servidores da DTI participam, desde o mês de abril, do Programa de Capacitação em Governança de TI, realizado pelo Senai Londrina. O curso integra a Ação 2 do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT).
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, a iniciativa integra uma série de medidas adotadas pela atual administração com o objetivo de modernizar os procedimentos e a gestão de serviços públicos. “A finalidade desse programa é aperfeiçoar e melhorar os serviços prestados pelo Município, conferindo um melhor desempenho. E o PMAT contribui diretamente com esse objetivo, já que através dele os servidores têm a oportunidade de participar de treinamentos e capacitações”, destacou.
Cerca de trinta servidores participam dos treinamentos, com carga horária total de 972 horas, divididas em aulas práticas e teóricas. O curso é dividido em seis tópicos, sendo eles Gestão de Processos, Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gestão de Desenvolvimento de Software, Gestão de Projetos, Gestão de Segurança da Informação e Gestão de Aquisições.
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da SMPOT, Edvaldo de Alcântara Oliveira, o programa sensibiliza e prepara os servidores municipais para as boas práticas e experiências que já são aplicadas em grandes organizações.“A Governança de TI é uma preocupação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, do ponto de vista da segurança e continuidade dos serviços de TI. É também uma necessidade da área de informática do Município, para otimizar seus recursos e promover melhoria contínua da sua gestão”, ressaltou Oliveira.
Como uma etapa do programa de capacitação, a DTI irá implantar, a partir de fevereiro de 2017, a Central de Atendimento de TI (Service Desk). “Essa medida irá padronizar o atendimento prestado aos nossos usuários, tornando-o mais eficiente e otimizado. Além disso, permitirá a mensuração dos serviços que executamos, refletindo em transparência e favorecendo melhorias. Isto será possível porque vamos instituir Catálogos de Serviços de TI e Acordos de Níveis de Serviços, que esclarecem quais serviços são oferecidos, e para cada um deles, quais as condições de atendimento, tornando o serviço mais eficaz”, explicou.
O diretor de Tecnologia da SMPOT observou ainda que a Governança de TI é um braço da Governança Corporativa, presente nas melhores empresas do mundo. “Atualmente, ela ainda é pouco utilizada no serviço público, mas creio que a experiência positiva na área de TI do Município poderá motivar a sua utilização em outras áreas da administração municipal.”
A DTI é responsável pelo desenvolvimento, manutenção de sistemas e atendimento ao usuário de informática de 21 órgãos da Administração Direta, e outras quatro entidades da Administração Indireta. São aproximadamente 10.000 usuários autenticados. A rede de informática mantida pela DTI conecta 366 locais, compostos pelas escolas, unidades de saúde, centros de referência em assistência social, câmeras de vídeomonitoramento e outros serviços públicos municipais.
Foto: Ilustrativa