Orgulho do Meu Bairro leva serviços e cidadania à população da região leste
Evento integrou serviços públicos, com destaque para atendimentos de saúde e voltados a pessoas idosas, além de zeladoria e atividades culturais, aproximando a Prefeitura da comunidade
A segunda edição de 2026 do programa Orgulho do Meu Bairro foi realizada no último sábado (20), no Conjunto Giovani Lunardelli, zona leste, junto com a festa junina da Paróquia São Luiz Gonzaga, na avenida São João. A iniciativa reuniu diversos serviços, atividades e ações voltadas à comunidade, e promoveu a integração entre moradores e o poder público.

O prefeito Tiago Amaral destacou que o programa Orgulho do Meu Bairro é uma das melhores ferramentas de pertencimento e qualidade de vida que a Prefeitura poderia construir. “Esta iniciativa começa muito antes da festa. Primeiro, a Prefeitura vai até a comunidade para ouvir dos moradores o que precisa ser melhorado, quais são as prioridades e onde devemos concentrar os esforços. A partir dessa escuta, as equipes entram em ação, realizando obras, serviços de zeladoria, melhorias na iluminação pública e diversas intervenções que fazem diferença no dia a dia de quem vive no bairro. O Orgulho do Meu Bairro é um dos maiores exemplos de que, quando poder público e população caminham juntos, o resultado é uma cidade melhor, com mais qualidade de vida e um sentimento cada vez maior de pertencimento”, apontou.
O prefeito ressaltou ainda que a celebração ganha um significado ainda maior por acontecer em uma das festas juninas mais tradicionais de Londrina, reunindo famílias de toda a região leste. “Ficamos honrados em estarmos com a Paróquia São Luiz Gonzaga neste dia. O que celebramos em mais esta edição do evento não é apenas uma festa: É um dia de entregas, o resultado de um trabalho construído junto com a comunidade. Além de trazer momentos de lazer e convivência, a Prefeitura também aproxima seus serviços das pessoas, com diversas secretarias atendendo a população no local onde ela vive. Este evento é motivo de muito orgulho, mas também de muita responsabilidade. É nisto que eu acredito: em uma Prefeitura próxima das pessoas, ouvindo, trabalhando junto e construindo soluções em parceria com a comunidade”, enfatizou.

Elaine da Cruz Silva, moradora do Jardim Tomy, na região leste, participou do Orgulho do Meu Bairro ao lado do esposo e do filho, Guilherme, de 11 anos. A família aproveitou a presença da equipe da Secretaria Municipal de Saúde para atualizar a vacinação contra a gripe. Elaine Silva destacou que levar o serviço para espaços de grande circulação facilita o acesso da população e incentiva a vacinação. “Achei essa ação muito importante. Às vezes nós vamos deixando para depois, mas quando a vacinação vem para um evento como o Orgulho do Meu Bairro fica muito mais fácil. Quem veio participar da programação ou da festa da paróquia já aproveita para se vacinar. É uma oportunidade para cuidar da saúde da família e isso faz toda a diferença”, disse.

Morador do Conjunto Ernani Moura Lima, João Batista Ribeiro aproveitou o Orgulho do Meu Bairro para aferir a pressão arterial e medir a glicemia. Para ele, iniciativas como essa facilitam o acesso aos atendimentos de saúde e à vacinação, especialmente para quem enfrenta dificuldades no dia a dia para procurar uma unidade de saúde. “É uma ação muito boa. Esperamos que aconteça mais vezes, porque traz os serviços para perto da população e facilita bastante. Aproveitei para fazer os exames de pressão e diabetes, deu tudo certo. Quem vem ao evento já pode aproveitar para se vacinar e cuidar da saúde”, afirmou.
Cláudia Prazeres, que coordenou o evento representando o secretário municipal de Recurso Humanos, Rodrigo Souza, ressaltou que o Orgulho do Meu Bairro aproxima a gestão das pessoas. “Ao levarmos os serviços para os bairros, ouvimos as demandas da comunidade e trabalhamos de forma integrada. Quando gestão, servidores e população caminham juntos, as demandas se transformam em ações concretas e os bairros se tornam lugares cada vez melhores para se viver”, frisou.
Serviços e atividades

O evento contou com diversas atrações para toda as idades, incluindo apresentação de quadrilha, cinema no bairro, com a exibição do filme “O Rei dos Reis”, apresentação musical de Dani Paucic e festival de prêmios.
Os cidadãos também puderam conhecer o Londrina ON – plataforma oficial de atendimento da Prefeitura de Londrina. O sistema permite que o cidadão registre solicitações de serviços públicos (como tapa-buraco, capina, iluminação, entre outros), tire dúvidas e acompanhe demandas de maneira integrada, rápida e desburocratizada.

Secretaria de Saúde – Entre as secretarias presentes esteve a da Saúde, que levou serviço de vacinação contra a gripe para a população em geral, totalizando 315 vacinas aplicadas no local. Também foram feitas 69 aferições de pressão arterial e 30 exames de HGT (Hemoglobina glicada), que mede a concentração de glicose (açúcar) no sangue.
Secretaria do Idoso – A pasta realizou atendimentos e orientações à população, com foco na promoção de direitos e no fortalecimento das políticas de envelhecimento ativo. Entre os serviços oferecidos estiveram: orientações gerais sobre programas, projetos e serviços da Secretaria; informações sobre os direitos da pessoa idosa, com distribuição de materiais informativos e educativos; orientação para emissão da Credencial de Estacionamento para uso de vagas exclusivas destinadas às pessoas idosas.

Também realizou orientação e encaminhamento para a emissão da Carteira da Pessoa Idosa, para Transporte Interestadual, e da Carteira de Transporte Intermunicipal do Estado do Paraná; inscrições e informações sobre atividades dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs Norte, Leste e Oeste), como oficinas de memória, coral, atividades físicas, grupos de convivência e ações de promoção do envelhecimento ativo; e divulgação e orientações sobre o Serviço de Cuidado, Atenção e Apoio Familiar à Pessoa Idosa com Alzheimer e outras demências, realizado em parceria com o Instituto Não Me Esqueças.
Secretaria de Obras e Pavimentação – A Secretaria realizou melhorias no estacionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Armindo Guazzi, na Avenida São João, onde executou serviços de reperfilagem asfáltica que corrige desníveis e irregularidades do pavimento. A obra está com aproximadamente 90% de execução.
Defesa Social – A Secretaria de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal, e a Defesa Civil também participaram. A Guarda Municipal realizou a Operação Choque de Ordem na região leste, com o objetivo de reforçar a segurança da população. As ações incluíram a intensificação do patrulhamento em locais com maior incidência criminal, a realização de abordagens a pessoas em atitude suspeita, a ampliação da presença operacional em áreas de maior fluxo de pessoas e a realização de blitz em conjunto com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

CMTU – Como parte da preparação para o Orgulho do Meu Bairro, a CMTU realizou uma série de melhorias nos bairros da região leste. As ações incluíram a revitalização da sinalização viária, implantação de novos sentidos de circulação, reforço da segurança em áreas escolares e travessias de pedestres, além da instalação de tachões e manutenção de placas de trânsito.
Na área de limpeza urbana, foram retirados aproximadamente 648 metros cúbicos de resíduos de pontos de descarte irregular, o equivalente a 54 caminhões, além do mutirão Bairro Limpo realizado em parceria com a empresa ICA Ambiental, que recolheu outras 20 caçambas e quatro roll-ons (caçambas industriais de grande porte) de materiais depositados pelos moradores. Também foram executadas a limpeza de 14 bocas de lobo, a roçagem de 259,5 mil metros quadrados de áreas públicas e a coleta de galhos e resíduos nos bairros atendidos.
Os serviços incluíram ainda poda e manejo de árvores nos conjuntos Antares e Armindo Guazzi, manutenção de parquinhos, substituição de lixeiras e pintura de meio-fio em áreas próximas a igrejas e unidades de saúde.
As melhorias contemplaram os bairros Novo Antares, São Pedro, Gabriela, Santa Alice, Antares, Jardim Tomy, Alexandre Urbanas, Chamonix, Ernani Moura Lima, Guilherme Pires, Jardim Belo Horizonte, Armindo Guazzi, Jardim do Leste, Vicente Palocci, Tenerife, Jardim da Luz, Abussafe, Lon Rita e Portal dos Pioneiros.

Londrina Iluminação – Ainda dentro das ações que antecederam a Festa da Família pelo Programa Orgulho do Meu Bairro, a Londrina Iluminação realizou 252 atendimentos de manutenção na rede de iluminação pública da região leste. As ações incluíram a correção de 170 ocorrências de lâmpadas acesas durante o dia, o restabelecimento da iluminação em 68 pontos com lâmpadas apagadas, sete intervenções para remoção de obstruções causadas por árvores, cinco atendimentos relacionados à coleta de resíduos de poda e a substituição de duas luminárias danificadas. Também foram implantados novos postes, com 44 luminárias de tecnologia LED na região. O campo de futebol da Rua Renato Mussi também deve ganhar nova iluminação, nos próximos dias.
Além das obras concluídas, foram elaborados projetos para futura implantação de iluminação na área pública do Colégio Estadual José Rodrigues da Silva, na Academia ao Ar Livre da Rua Elias Gonçalves com a Rua Jamil Scaff e na Rua Ermelindo Nonino com a Rua Dom João VI.
Demais secretarias – Também participaram do Orgulho do Meu Bairro as secretarias de Política para as Mulheres; Trabalho Emprego e Renda; Assistência Social; Ambiente; Cultura; Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD); Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf); e as Ouvidorias da Prefeitura e da Câmara.
O evento contou com a participação dos representantes do perfil Dicas de Londrina, que recentemente lançou o primeiro álbum de figurinhas oficial da cidade. O projeto tem o objetivo de valorizar a história, a cultura, a gastronomia e os principais pontos turísticos de Londrina de forma lúdica.





