Cidadão

Saúde realiza ações educativas para combater o mosquito Aedes aegypti

Atividades estão sendo intensificadas devido ao alto índice de proliferação do mosquito, que transmite dengue, zika vírus, febre chikungunya e a febre amarela silvestre

Dengu.eDPA Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, realiza nesta quinta-feira (26) ação educativa para combate ao mosquito Aedes aegypti. Das 8h30 às 14 horas, os agentes de endemias estarão na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol, localizada na Rua Via Láctea, 877. O objetivo da ação é conscientizar a população para atuar em conjunto com a Secretaria, eliminando os focos e possíveis criadouros do mosquito da dengue.

Durante o trabalho na UBS do Jardim do Sol, usuários e servidores da unidade serão orientados sobre quais os possíveis criadouros do mosquito, que pode transmitir dengue, zika vírus, febre chikungunya e a febre amarela silvestre. Os agentes irão levar amostras do mosquito em diferentes fases, como ovos e larvas, para que a população identifique os focos em seus imóveis.

Segundo a educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, neste momento Londrina enfrenta um alto índice de infestação do Aedes, e sem a participação da comunidade não há como reduzir esses números. “Não podemos deixar de vistoriar e cuidar dos nossos espaços. O verão é uma época muito difícil, com calor e chuvas, e por isso temos que estar sempre atentos, impedindo o mosquito de se proliferar”, destacou.

Supermercados – As ações educativas e de conscientização prosseguem pelos próximos dias. Na sexta-feira (27), três supermercados da região central vão receber os agentes de endemias, que farão a orientação e entrega de panfletos nos locais. “O Super Muffato é um parceiro nosso, que está cedendo seu espaço para que possamos atingir um grande número de pessoas. Os agentes vão tirar dúvidas, esclarecer as pessoas, e levar os mosquitos para que as pessoas consigam identificar”, afirmou.

As ações no Super Muffato serão realizadas das 8 às 14 horas, nas unidades da Avenida Duque de Caxias, 1200; Rua Brasil, 533; e Rua Quintino Bocaiúva, 1.045.

Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (25), os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 343 notificações relacionadas à doença. Deste total, quatro casos foram confirmados e 18 descartados. Outros 321 casos estão em andamento, aguardando o resultado de exames de laboratório.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos