Saúde Municipal promove drive-thru de vacinação contra a gripe no Centro Cívico
Pessoas com mais de 6 meses podem se vacinar contra o vírus da influenza na sede da Prefeitura Municipal de Londrina nesta terça-feira (23), no modelo drive-thru, sem sair do veículo
Nesta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove mais uma ação para a ampliação da cobertura vacinal contra a gripe em Londrina. Com um posto de vacinação localizado na praça da sede da Prefeitura Municipal, a equipe atende a população geral das 10h às 18h, no formato drive-thru.
A iniciativa busca ampliar a imunização da população contra casos graves, internações e óbitos pela doença. Neste modelo, a vacinação é realizada para quem transita pelo local de carro ou moto, sem a necessidade de sair do veículo, e também para quem estiver a pé no local durante a ação. Basta passar em frente à Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635, com o documento oficial e, se possível, a Carteirinha de Vacinação. O posto de vacinação para quem estiver de veículo segue um percurso ao redor do gramado do Centro Cívico para otimizar o tempo. Já para os pedestres, o local de aplicação fica na entrada do prédio administrativo da Prefeitura.

De acordo com a enfermeira e assessora técnica de Gabinete da SMS, Renata Alves, na ação do ano passado foram aplicadas 1.848 doses, possibilitando que a população compreendesse que o drive-thru é uma maneira prática e assertiva de se vacinar. Para este ano, a expectativa é de adesão ainda maior. “Agora que as pessoas já sabem que é rápido e que o modelo funciona, esperamos vacinar um número ainda maior. Percebemos que hoje, por conta do dia a dia corrido das pessoas, elas acabam não conseguindo ir até a Unidade Básica de Saúde no horário de funcionamento. Então, todas as ações extramuros acabam trazendo pra um bom resultado, com um número grande de pessoas vacinadas”, destacou.
Entre os vacinados nesta manhã, esteve a aposentada Alessandra Vital, que viu no drive-thru uma oportunidade de se vacinar já que ainda não havia comparecido à UBS. “Todo ano eu me vacino, mas esse ano ainda não tinha conseguido ir no posto. Quando eu vi que ia ter vacinação no Centro Cívico pensei que seria mais tranquilo e foi mesmo, pois rapidinho tomei a vacina”, contou.

O técnico de enfermagem, José Otávio Araújo, também aprovou o método de vacinação. “É mais prático. Ao chegarmos já fomos bem atendidos e liberados rapidamente. Minha esposa ficou sabendo e me falou, achamos uma maneira mais rápida de tomar a vacina. Sabemos que é muito importante se proteger para evitar a gripe e outras doenças também, ainda mais nessa onda de frio”, disse.
Além da iniciativa nesta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde têm promovido outras ações fora das UBSs. No último final de semana, a vacinação realizada em supermercados, shoppings e no evento “Orgulho no Meu Bairro somou 4.535 pessoas imunizadas.
A vacinação está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade nas 54 UBSs do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30.
Ponto de vacinação drive-thru
Terça-feira, 23 de junho
Local: Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635
Horário: Das 10h às 18h
Texto: Rhayssa Fernandes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




