FILO 2026 movimenta o Calçadão com break dance hoje (25)
Na última semana de Festival a população segue tendo acesso à apresentações gratuitas em espaços públicos do município; uma segunda sessão de “Mané Boneco” ocorre nesta quinta-feira (25)
O espetáculo “Mané Boneco” é mais uma das atrações gratuitas que compõem o Festival Internacional de Londrina em 2026. Na última quarta-feira (24), o FILO movimentou o calçadão da cidade com música, break dance e interação com o público. O grupo paulistano Zumb Boys retorna com a apresentação nesta quinta-feira (25), às 11h30, em frente ao Cine Teatro Ouro Verde.

Na primeira sessão do espetáculo, os artistas Márcio Greyk, David Xavinho, Eddie Guedes, Igor Souza e Eriki Hideki, trouxeram para o centro da cidade uma apresentação que integra passos de dança e brincadeiras com o público, transformando o ambiente em um espaço confortável e convidativo. Durante o espetáculo, o elenco utiliza códigos de fácil reconhecimento, para que as pessoas se sintam à vontade para participar do que está sendo apresentado, sendo convidadas a construir um momento junto ao grupo.
Aos poucos, o show foi formando uma grande plateia. Com a música contagiante ecoando pelo centro, o espetáculo chamou a atenção principalmente daqueles que, sem pretensão, passavam por ali.
A servidora pública Brenda Capelari, compartilhou que ouviu o som a ruas de distância e acabou chegando até o Calçadão. “Eu estava batendo perna no centro e estava ouvindo a música lá na outra quadra, irradiando e aí chamou a minha atenção e quando cheguei até aqui, vi essa dança, esse espetáculo lindo ” disse.
Capelari ressaltou ainda o papel essencial que as atividades em espaços públicos têm no processo de democratização do acesso à cultura. “Essas atividades na rua são importantes para que todos tenham acesso. Achei lindo e esses momentos são riquíssimos e não podem parar, é daqui para mais. Londrina já foi muito forte como um canal cultural e que isso não se perca. Que isso sirva para valorizar e fortalecer, e que nem o frio faça a gente ignorar isso” destacou.

Os jovens Laura Tejada e Gabriel Oliveira também estavam presentes na apresentação desta quarta-feira. Tejada explicou que enquanto caminhavam pelo centro da cidade, avistaram a movimentação de longe e logo se sentiram convidados a parar para contemplar o show. “A gente já assistiu apresentações do FILO em outros anos, mas nesse ainda não tínhamos visto nenhuma e agora está sendo legal participar de uma atração pela primeira vez nesta edição, em um show aberto ao público”, contou Oliveira.
A psicóloga Talita Vieira foi mais uma que, junto com os colegas de trabalho do CAPS Infantil, esteve no Calçadão para prestigiar o show. Ela destacou a importância destes eventos para a cultura municipal e também para o próprio campo de trabalho dela.

“Eu acho que esse resgate do FILO é uma coisa muito importante, para o fortalecimento dele. Nós precisamos muito desses espaços, a saúde mental também passa por aí” afirmou.
Neste ano, o Festival Internacional de Londrina tem o patrocínio master da Petrobrás e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Apoios que viabilizaram as atrações gratuitas, garantindo maior acesso às artes por meio do Festival.
O secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca, afirma que a edição 2026 do FILO está sendo organizada com muita dedicação desde o ano passado e o resultado desta preparação é um Festival com uma programação extensa, diversificada e acessível para todos os públicos. “Nós sabemos o quanto lutamos do ano passado para cá. Foram inúmeras reuniões, tentativas e ajustes, fazendo com que tudo isso pudesse acontecer”, destacou.
Mais atrações gratuitas
Concha Acústica – (R. Piauí, 130 – Centro)
Quinta-feira (25)
“Palavras Cruzadas” – Unguento Crew – 19h
Calçadão – (em frente ao Cine Teatro Ouro Verde)
Sábado (27)
“Os Domadores de Gungunzara” – Cia. dos Palhaços de Rua – 11h30
Escola de Circo – (Av. Saul Elkind, 790 – Aquilles Sthengel)
“De Risa en Risa” – Aziz Gual – 10h
Palco do Lago Igapó – (acesso pela Rua da Canoagem)
Sábado (27)
“De Risa en Risa” – Aziz Gual – 15h
Domingo (28)
“De Risa en Risa” – Aziz Gual – 16h
Texto: Rhayssa Fernandes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




