Saúde realiza atividade de combate ao Aedes aegypti no Parque Germano Balan
Bairro da região norte concentra o maior índice de infestação do mosquito transmissor de dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela silvestre.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Endemias, concentra, a partir desta quinta-feira (2), ações educativas e de combate ao mosquito Aedes aegypti no Parque Germano Balan (região Norte). Segundo o 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017, o bairro possui o maior índice de infestação na cidade. A cada 100 imóveis visitados pelos agentes de endemias, 40 estavam com focos do mosquito.
Os trabalhos educativos desta quinta-feira (2) serão realizados em duas empresas. No Móveis Conquista os agentes estarão das 9 às 10 horas, e na Marmoraria Polipedras, das 12h30 às 13h30. Nesse período os colaboradores participam de palestras, onde vão aprender sobre o ciclo evolutivo do Aedes aegypti, as doenças que ele pode transmitir e de que formas, quais os sintomas e meios de prevenção.
Segundo a educadora em Endemias da SMS, além das ações educativas, dois agentes de endemias farão visitas nas empresas, e em residências localizadas dentro dos comércios. “O objetivo é identificar e eliminar os possíveis criadouros do mosquito, como embalagens plásticas, tampas de garrafa, garrafas, entre outros. As ações devem ser realizadas paralelamente. Contamos com a participação de todos para conseguirmos diminuir o índice de infestação desse mosquito”, explicou.
O Aedes aegypti é responsável por transmitir dengue, a febre chikungunya, o zika vírus e a febre amarela silvestre. “Importante lembrar que o mosquito possui uma área de alcance considerável. Então além dos próprios colaboradores das empresas, o risco de doenças atinge também os moradores de bairros próximos. E com esse treinamento através das palestras, nossa previsão é que eles dêem continuidade ao trabalho”, afirmou Lucimara.
Foto: Luiz Jacobs