Prefeito participa de integração com professores da rede municipal
O encontro reuniu mais de 4 mil educadores; participantes tiveram palestra com o professor doutor Cesar Nunes
Mais de 4.200 profissionais da rede municipal de educação de ensino de Londrina estiveram reunidos nesta quinta-feira (30), em uma atividade de integração. O evento aconteceu na igreja Nova Aliança e contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati e da secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes. A atividade faz parte da formação pedagógica que acontece, mensalmente, durante o ano inteiro.
Após a abertura oficial, com o pronunciamento de autoridades, os educadores assistiram a palestra “A reorganização da escola e espaço pedagógico diante do desafio da humanidade e cidadania: acolhimento, inclusão e excelência”, com o professor doutor Cesar Nunes. Sua vinda a Londrina foi articulada pelo deputado federal Alex Canziani.
Durante o encontro, o prefeito Marcelo Belinati ressaltou que a sua administração irá valorizar a educação da cidade de Londrina, por meio da implementação de diversas ações. “A educação tem que ser prioridade de todas as administrações públicas do País. O nosso objetivo é com o aluno e o professor, por isso, queremos que a Secretaria de Educação sirva às escolas da cidade, aos profissionais da educação e não o contrário”, afirmou.
Investimentos – Marcelo informou ainda que a prefeitura está fazendo um amplo planejamento, que contempla diversas ações para mudar desde pequenas coisas, como a capina do mato e manutenção das escolas, até questões estratégicas. “Já estamos executando diversas ações de curto, médio e longo prazo, como a implementação da Central de Vagas, entre outras iniciativas”, pontuou. “Trouxemos também um engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação para ser diretor de infraestrutura da rede, pois o ambiente de trabalho do professor e o local de estudo do aluno são muito importantes”, completou.
Segundo Marcelo, a prefeitura precisa de cerca de R$ 140 milhões para investir na educação da cidade, incluindo a reforma das unidades escolares. “Já estamos buscando as soluções para que isso seja possível. Até o final do ano estaremos dando andamento aos processos administrativos para a construção de oito novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)”, destacou.
A secretária de Educação, Maria Teresa, falou sobre a importância do encontro. “Estamos aqui para valorizar a escola e o professor, participando de um grande encontro de formação pedagógica”, disse. Ela falou também sobre o desafio com relação ao analfabetismo em Londrina. “Temos 23 mil analfabetos na cidade. Por isso, nós queremos convocar todos os educadores para mobilizar estas pessoas que ainda não sabem ler e escrever, divulgando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) que o Município oferece”, frisou.
Para a secretária, esta divulgação é de suma importância, pois, segundo ela, o Município tem capacidade para atender todos os analfabetos de Londrina, na EJA, no período noturno, caso haja interesse das pessoas.
Também estiveram presentes na abertura do encontro, os vereadores Mario Takahashi, presidente da Câmara Municipal de Londrina, Daniela Ziober e Amauri Cardoso.
Foto: Divulgação – Marlon Marques