Município realiza ciclo de palestras sobre Educação e Diversidade
Interessados em participar da formação continuada devem acessar http://www.uel.br/eventos/edued e enviar e-mail para eliane.candotti@gmail.com
Os professores da rede municipal de ensino vão poder participar de um ciclo de palestras sobre “Educação e Diversidade: formação continuidade” em conjunto com educadores da rede estadual e particular de Londrina. A palestra inicial será no dia 29 de abril, das 8h às 12h, no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, na Rua Benjamin Constant, 800.
A primeira palestra será com a doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas, Claudia Siqueira Baltar. Ela trabalhará a temática “População, políticas e sociedade”.
Durante o decorrer do ano, cerca de 150 participantes vão receber informações sobre diversos temas como novas espacialidades indígenas, literatura na construção de identidade da criança, economia e meio ambiente, trabalho escravo no Brasil e o obstáculo para o desenvolvimento humano, ensino religioso e o Estado laico, estereótipos e desigualdades de gênero em sala de aula, preconceito e exclusão no ensino regular e racismo, evasão escolar e homicídios da população negra em Londrina.
O público-alvo prioritário são os professores, mas acadêmicos universitários poderão participar. As inscrições podem ser feitas pelo site da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no endereço http://www.uel.br/eventos/edued e os professores da rede municipal podem fazê-lo com a servidora da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Aparecida Candoti, pelo eliane.candotti@gmail.com. Para isso, é preciso enviar o nome completo, RG, CPF, nome da escola na qual trabalha e endereço eletrônico (e-mail) para o recebimento do material didático. Dado isto, pede-se um e-mail com grande capacidade de armazenamento.
O objetivo da formação continuada é capacitar os professores de acordo com o preconizado na Lei 11.645/08, que regulamenta o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Além de ministrar conteúdos interdisciplinares sobre a diversidade e orientar os educadores para incluírem projetos pedagógicos na prática cotidiana das unidades escolares. “Todos os palestrantes têm muito a oferecer, pois são assuntos que proporcionam muito debate e em tempos de intolerância precisamos falar sobre isso”, explicou a profissional de apoio pedagógico de história, ensino religioso e diversidade, Eliane Aparecida Candoti.
Ao final do ano, os participantes receberão um certificado de 40 horas expedido pela UEL. As atividades seguem até o dia 25 de novembro e são uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Gestão Pública Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Observatório das Migrações de Londrina, do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O ciclo de palestras acontece desde 2014 no Município. No ano passado, 73 professores participaram do curso.
Cronograma de palestras
29 de abril – População, políticas e sociedade com Claudia Siqueira Baltar.
13 de maio – Novas espacialidades indígenas: trajetórias, currículo e diversidade, com Flávio Wiik e Giovanni Cirino.
27 de maio – A participação dos povos indígenas na construção dos bens culturais e econômicos na sociedade brasileira, com Wagner Roberto do Amaral.
10 de junho – Literatura na construção da identidade da criança, com Marleide Perrude.
05 de agosto – Economia e meio ambiente: um impasse no nosso tempo, com Paulo Bssani e Patricia de Oliveira R. Silva.
05 de agosto – Avatar: inspiração para um círculo de saberes tradicionais, com Patrícia de Oliveira R. Silva.
19 de agosto – Trabalho escravo no Brasil e os obstáculos para o desenvolvimento humano, com Maria José de Rezende.
23 de setembro – Ensino religioso e estado laico com Fábio Lanza.
21 de outubro – Estereótipos e desigualdade de gênero em sala de aula: o papel dos educadores na perspectiva legal e pedagógica, com May Neide Damico Figueiró.
11 de novembro – Preconceito e exclusão no ensino regular, com Sílvia Márcia Ferreira Meletti.
25 de novembro – encerramento com a palestra “O racismo em ambiente escolar: evasão escolar e homicídios da população negra em Londrina”, com Claudio Francisco Galdino.