Escola municipal realiza mostra sobre Ruth Rocha e Ziraldo
Entre os trabalhos, executados pelos alunos sobre o tema, há ilustrações, releituras de textos e capas dos livros
A Escola Municipal Irene Aparecida da Silva, que fica na região sul, está desenvolvendo com seus alunos diversas atividades sobre dois autores brasileiros consagrados, Ruth Rocha e Ziraldo. Desde o início do ano letivo, em janeiro, os estudantes têm tido um contato aprofundado sobre a vida dos autores e conheceram suas principais obras. E como parte da Semana do Livro, nesta quinta-feira (20), será feita uma mostra de todos os trabalhos executados pelos alunos, como ilustrações, releituras de textos e capas dos livros, entre outros.
A exposição ficará aberta a toda a comunidade, das 10 às 17h30. A escola fica localizada na Rua Olinto Pedrialli, 255, no Conjunto Habitacional Jamile Dequech. Segundo a supervisora da escola, Joselen Amarins, todos os 240 alunos, das turmas de P5 ao 5º ano, e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA), estão participando das atividades. “Os autores foram selecionados pela equipe da escola durante a reunião de prática pedagógica, com o objetivo de fazer algo diferente. Ficou dividido da seguinte forma: os alunos do período matutino estão aprendendo sobre Ruth Rocha, e do período vespertino, sobre Ziraldo”, contou.
As obras de Ruth Rocha que estão sendo estudadas pelos alunos são: A escolinha do mar; Romeu e Julieta; Quem tem medo de monstro?; Coisinhas à toa que deixam a gente feliz; Palavras, muitas palavras; Bom-dia, Todas As Cores!; e A árvore do Beto. Do Ziraldo, foram abordados os seguintes livros: O bichinho da maçã; Os Dez Amigos; Flicts; Bonequinha de Pano; O Menino Maluquinho; O Joelho Juvenal; e Uma Historinha Sem 1 Sentido.
Joselen contou que além de ler os livros, os alunos pesquisaram sobre a vida de seus autores, preparando uma curta biografia para a exposição. “Eles também confeccionaram mini livros com a técnica paper bag, bonecas de pano, além de caricaturas, desenhos e textos”, afirmou.
Além de aulas de língua portuguesa e artes, as obras foram utilizadas de forma interdisciplinar, aproveitando o conteúdo dos livros em aulas de matemática, ciências, entre outras. “Os alunos adoraram conhecer esses autores. Eles se empolgaram na confecção dos trabalhos, e os livros utilizados nas atividades são disputados na biblioteca da escola. São obras voltadas ao público infantil, mas com histórias cujo teor envolve um novo universo, e por isso eles estão maravilhados”, ressaltou a supervisora.