Município recebe repasses da Secretaria Estadual de Saúde
Anúncio foi feito ao prefeito Marcelo Belinati pelo secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto; recursos serão utilizados para melhorias estruturais em Unidades Básicas de Saúde
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu em seu gabinete,na tarde desta quinta-feira (11), o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. Durante o encontro, Neto anunciou repasses na ordem de R$ 1.950.000,00, para que sejam realizadas reformas e melhorias estruturais em 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, também participou do evento.
As Unidades Básicas de Saúde ficam localizadas nos distritos de Lerroville, Paiquerê e Warta; e na área urbana, nas regiões central (Vila Casoni, Centro Social Urbano Vila Portuguesa), leste (Ernani Moura Lima), norte (Maria Cecília, João Paz, Carnascialli), oeste (Leonor, Jardim do Sol, Alvorada), e sul (Piza).
A quantia destinada a cada uma das UBSs é de R$150mil. Os valores serão repassados ao Município por meio do Programa de Qualificação da Atenção Primária (APSUS). Marcelo agradeceu o repasse recebido. “Hoje as palavras são só de agradecimento, ao governador Beto Richa e ao secretário estadual de Saúde, pela atenção sempre dispensada à cidade de Londrina. Saúde é uma das coisas mais importantes na vida de cada um dos cidadãos, e esses recursos virão para que Londrina possa fazer melhorias e reformas em, aproximadamente,15 UBSs da cidade, dando as condições necessárias para que a população tenha um atendimento da melhor qualidade”, destacou.
O prefeito de Londrina ressaltou que os repasses, que serão feitos pelo Estado ao Fundo Municipal de Saúde, são extremamente necessários e bem-vindos. “Nós temos várias unidades onde a gente sabe que chove mais dentro do consultório do que fora. Então esses recursos vêm numa hora muito boa, para que a gente possa dar a total atenção e um atendimento digno a nossa população. Fica aqui minha palavra de gratidão ao governador Beto Richa e ao secretário estadual Michelle Caputo”, enfatizou.
Com os recursos, a Prefeitura dará início ao programa de reestruturação e recuperação predial emergencial. A expectativa é que sejam executadas melhorias em pisos, telhados, pinturas e parte elétrica das unidades. O Município fará, em breve, a abertura de licitação para contratação de empresas responsáveis pelas reformas.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, fortalecer a atenção básica é extremamente importante para organizar o sistema público de saúde. “É uma oportunidade de rever o prefeito Marcelo, que é um profissional da saúde de muito valor, uma pessoa de compromisso com a saúde das pessoas, e por isso faz uma gestão priorizando a saúde. Londrina tem um histórico, lá no passado, como referência nacional na saúde, e hoje tem tudo para fazer isso de volta. Lamentavelmente, quatro ou cinco gestões passadas desconstruíram um sistema que chegou a ser vanguarda no Brasil. E agora vamos retomar isso, tenho convicção”, afirmou.
Sede do Samu – Durante o encontro, também foi apresentada ao secretário de Estado da Saúde a planta do local onde será construída a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu). “Recebi por parte do prefeito que já tem todas as aprovações necessárias e todos os estudos para construção de uma sede moderna de um serviço que para nós é essencial, o Samu. Pedi a ele para modular o projeto, para ver se a gente consegue fazer em duas etapas, e neste ano ainda, fazer a primeira”, disse Neto.
Tutoria na Atenção Primária de Saúde – O prefeito de Londrina, acompanhado do secretário municipal de Saúde, assinou o termo de adesão do Município à implantação da Tutoria na Atenção Primária em três UBSs de Londrina. O programa, do governo estadual, realiza avaliações nas unidades para conceder os selos bronze, prata e ouro.
O programa prevê que, após o Município aderir à Tutoria, serão preparadas equipes para que haja a aplicação do questionário de avaliação. Posteriormente, são discutidas com os gestores e as equipes as não conformidades dos serviços, com elaboração de um plano de adequação dessas não conformidades. E, ao final do processo, as equipes passam por avaliação externa para a certificação com os selos diferenciados.
A implantação do selo bronze irá ocorrer nas UBSs Campos Verdes, Jamile Dequech e Padovani. E na UBS do Parque Ouro Branco, deverá ser obtido o selo prata. “Essa avaliação é rígida, com mais de cem itens na avaliação, para mudar processos e garantir segurança ao paciente. E os relatos, onde o programa foi implantado, são fantásticos, pois muda a qualidade do atendimento, com humanismo e dignidade”, explicou Neto.
Para o secretário municipal de Saúde, a adesão ao processo de tutoria do Estado tem como objetivo melhoria nos processos de trabalho e a qualidade da assistência da atenção primária. “Entendemos que é de extrema importância a adesão de Londrina nesta tutoria, pois o objetivo do prefeito é que a gente reestruture a atenção básica do Município. Então, em três unidades, estamos aderindo ao selo inicial, que é o selo bronze, e em uma outra unidade, ao selo prata, pois essa UBS já é classificada como selo bronze”, explicou.
Com a assinatura do termo de adesão, o Município compromete-se a adotar medidas para qualificação do processo de trabalho, e melhoria do acesso da população às unidades, garantindo condições adequadas para a realização das ações. Também deverá apoiar as equipes de saúde, no que se refere ao plano de ação e cronograma por elas elaborado, para viabilizar as ações propostas na Tutoria. E, por fim, divulgar ao Conselho Municipal de Saúde e à população as informações pertinentes ao processo da Tutoria.
Também estavam presentes o chefe de gabinete da Prefeitura, Bruno Ubiratan, e a diretora da 17ª Regional de Saúde, Terezinha de Fátima Sanches.
Fotos: Vivian Honorato