Município lança Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná
Campeonatos movimentarão a cidade com cerca de 4 mil atletas e 1.800 profissionais trabalhando na organização
Na manhã desta sexta-feira (12), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabricio, lançaram oficialmente os Jogos da Juventude de 2017 (JOJUPs) e os Jogos Abertos do Paraná 2018 (JAPs). A cerimônia foi realizada no Teatro do Colégio Mãe de Deus, localizado na Avenida Rio de Janeiro, 670.
Depois de quase 30 anos, Londrina volta a receber os Jogos da Juventude e, depois de 21 anos, os Jogos Abertos do Paraná. Eles trarão mais de 4 mil atletas paranaenses para competir em Londrina, deste número 700 competirão pela cidade. Outras 1.800 pessoas participarão da organização dos encontros. Ao todo, serão 18 modalidades para os sexos feminino e masculino no Jojups. Londrina terá 36 equipes, que participarão das disputas de todas as modalidades.
O prefeito destacou que faltava um planejamento e um foco para trazer esses eventos para a cidade, que movimentam a economia. “Nós estamos focados desde o primeiro dia em fazermos a cidade voltar a ter a alegria de grandes eventos, que movimentam os hotéis, lanchonetes, restaurantes, bares, shopings e estimula a garotada a participar das competições e praticarem um esporte e não seguirem um caminho equivocado na vida”, defendeu.
O Município vai sediar a final da “Divisão A” dos Jogos da Juventude (Jojups) 2017, programada para outubro. Todos os custos da competição, como alimentação dos atletas, arbitragem e pessoal administrativo são pagos pelo Estado. Já ao Município cabe oferecer a infraestrutura dos parques esportivos para as disputas, como quadras, espaços esportivos, internet de alta resolução e material de expediente, como computadores, telefone, impressão, papel, caneta, entre outros.
Para o secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabricio, investir no esporte é investir no bem e no futuro dos cidadãos. “O esporte é um instrumento que com R$ 1,00 você multiplica por R$ 5,00. Ele é instrumento de educação, respeito, ética, disciplina, determinação, de melhoria da saúde, de afastamento das drogas, de turismo e segurança. Enfim, esporte é instrumento do bem”, disse.
JAPs – Já os Jogos Abertos do Paraná (JAPs) serão realizados em 2018. A cidade vai sediar a final “A” dos Jogos, que provavelmente acontecerá em novembro. O presidente da FEL, Fernando Madureira, lembrou que reativar Londrina no cenário estadual de jogos oportuniza o aquecimento do esporte dentro nas escolas e na melhoraria da estrutura esportiva. “Um dos pontos importantes da gestão Marcelo Belinati é o incentivo aos esportes de base e nada melhor do que trazer os jogos e atender as escolas. Eles vão nos deixar uma herança muito boa, que é a melhoria dos espaços públicos e espaços esportivos dentro das escolas. E por incrível que pareça se gasta menos sediando os jogos do que levando as equipes para competir fora da cidade”, explicou.
Durante a solenidade de lançamento, a atleta do Taekwondo e vencedora da primeira medalha de ouro em campeonatos mundiais para o Brasil, Natália Falavigna Silva, foi homenageada juntamente com outros competidores da cidade. ”Gostaria de agradecer a oportunidade e o empenho de vocês em realizar os jogos aqui. Tive a oportunidade de vivienciar e participar dos maiores torneios do mundo, fui atleta profissional por 20 anos e estou envolvida com esporte até hoje. Minha segunda competição na vida foram os Jogos da Juventude, do qual participei duas vezes, o que foi muito importante na minha formação”.
O servidor público da Fundação de Esportes de Londrina e primeiro medalhista de vôlei de Londrina nos Jojups, Maurício José Rosa, recebeu das mãos do prefeito um troféu em homenagem a sua figura no esporte. Gilberto Miranda, primeiro medalhista de atletismo de Londrina nos Jojups também recebeu uma medalha de honra.
Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Tiago Amaral; os vereadores Gui Belinati, Eduardo Tominaga, Jairo Tamura e João Martins; o coordenador da Região Metropolitana de Londrina (Comel), Marco Antônio Santi; o subtenente do Tiro de Guerra, Sílvio Antônio Barreto; a chefe do Núcleo Regional de Londrina, Lucia Aparecida Cortez; representantes do Centro de Esportes da Unifil e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de secretários municipais de Londrina.
Fotos: Vivian Honorato