Cidade

Livro reúne atividades e dinâmicas desenvolvidas na rede municipal

“Dinâmicas de grupo – Jogos Relacionais”, foi escrito por Graça Martini, com base em seu trabalho nos programas de Terapia Comunitária e de Controle do Tabagismo

 

Graça Martini lança, no próximo sábado (20), o livro “Dinâmicas de grupo – Jogos Relacionais”. O material foi desenvolvido durante sua experiência na rede municipal, nos programas de Terapia Comunitária e de Controle do Tabagismo, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No livro, são disponibilizadas variadas propostas de dinâmicas de grupo, jogos e brincadeiras.

O lançamento será realizado, das 15 às 18h30, em confeitaria localizada na Avenida Harry Prochet, 305, loja 89. Durante o evento, exemplares serão vendidos com desconto promocional de 20%. O valor do livro é R$50,00.

Graça explicou que o material coletado e que deu origem ao livro foi obtido após a conclusão de oficina de Introdução à Terapia Comunitária Integrativa aos profissionais dos Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASFs), e profissionais que atuavam no Programa de Controle do Tabagismo da SMS. “Ministrei a estes profissionais oficinas para trabalhar o acolhimento da comunidade, e foi tão interessante que estendemos a oficina. Nos encontros, cada um trouxe algumas dinâmicas de grupo, que seriam aplicadas nas comunidades. Ao final das oficinas, formatei essas dinâmicas, e as devolvi em apostila aos profissionais, o que foi um incentivo para desenvolver esse livro”, afirmou.

Para Graça, as dinâmicas de grupo e suas versões são formas de promover o autoconhecimento. “A forma como eu me comporto em um jogo ou brincadeira é também a forma como eu lido nas minhas outras relações. O jogo reflete meu padrão de comportamento nos demais ambientes, sejam familiares, profissionais ou outros. E depois da dinâmica, realizamos uma partilha, quando um ajuda o outro a se conhecer. Na partilha, cada um conta um fato sobre si mesmo, com enfoque nos sentimentos. Em seguida, são feitas perguntas que questionam como você se sentiu, onde mais você se comporta assim, e dessa forma promovemos a reflexão comportamental”, explicou.

A autora contou ainda que, dentre as várias atividades aplicadas ao longo do seu trabalho como servidora municipal, uma que se destaca é o jogo do empurra-empurra. “Trata-se de uma brincadeira onde o vencedor, na verdade, perde. É um jogo cujo objetivo é alcançar o equilíbrio de forças. Mas, como em um cabo de guerra, as pessoas acabam usando mais força do que o outro, usando apenas as mãos. E por isso quem ganha, perde, ou seja, quem empurra o outro com mais força, aparentemente ganhou o jogo. E, na verdade, perdeu, porque o verdadeiro objetivo era equilibrar”, citou.

Após a realização desta brincadeira, durante o momento de partilha, Graça contou vários questionamentos que são feitos aos participantes, para despertar a reflexão sobre o próprio comportamento. “Nesse momento eu pergunto: onde, na vida acontecem situações em que eu ganho, mas perco? E começam a surgir os exemplos, como a vida conjugal, quando um dos lados se esforça para provar o seu ponto, mostrar que está certo, mas ao fim perde seu parceiro. Ou no trabalho, quando você prova ao seu superior que está certo. Mas, faz isso de uma maneira que acaba fechando portas, perdendo o respeito das pessoas e fechando vários vínculos. A partir daí discutimos quais os meios de ganhar sem utilizar a força, aproveitando de outras estratégias”, frisou.

Sobre a autora – Graça Martini é pedagoga, psicopedagoga, doutora em Terapia de Família e Casal e Terapeuta Comunitária. Aposentou-se, da Prefeitura de Londrina, em 1º de maio de 2017, após 32 anos como servidora municipal. Na Prefeitura de Londrina, foi coordenadora da Terapia Comunitária Integrativa, de 2002 a 2014. Atuou também nas secretarias municipais de Assistência Social, Políticas para as Mulheres, e de Saúde.

É membro-fundador da Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa (ABRATECOM), e, atualmente, presidente da Associação, durante o mandato 2015-2017. Ministra cursos na área de Terapia Comunitária em todo Brasil.  Outras informações podem ser obtidas no site www.movimentoterapeutico.com.br, onde também podem ser obtidos exemplares do livro.

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos