Dados do Caged mostram evolução do emprego em Londrina
Cidade apresentou uma evolução positiva de 405 vagas no saldo de movimentação; comércio foi o que teve o melhor saldo entre os setores
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) demonstraram uma evolução importante no saldo de movimentação de empregos em Londrina. Apesar de ainda apresentar um saldo negativo entre admissões e desligamentos, entre março e abril foram criadas 405 novas vagas de emprego na cidade. O setor que mais contribuiu para a melhora no saldo foi o comércio, que contratou 1.526 pessoas e demitiu 1.446, resultando em um saldo positivo de 90 vagas para o setor. Em termos percentuais a agropecuária teve a variação mais positiva, com crescimento de 1,51%. O saldo geral de Londrina saiu de 489 vagas negativas para apenas 84 vagas negativas.
O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, fez uma análise da situação do emprego na cidade. “Estamos percebendo, ainda que lentamente, uma retomada. Alguns setores demandam um tempo maior para apresentar essa recuperação e temos de ter paciência, mas a evolução de mais de 400 vagas entre março e abril é um indício de que a cidade está se recuperando da crise econômica. Temos a expectativa de que esses números se mantenham em uma evolução constante e já nos próximos meses tenhamos um saldo positivo”, frisou o secretário.
O secretário creditou o bom desempenho do setor de comércio à liberação das contas inativas do Fundo de Garantia. “Com o trabalhador tendo acesso ao dinheiro do FGTS, ele acabou movimentando mais o comércio e, consequentemente, isso impactou também no número de contratações. Quando o cidadão tem uma renda extra, a roda da economia se movimenta, e nela se incluem o trabalho e o emprego. Com uma demanda maior, a criação de novos postos de trabalho é necessária. Por isso nossos esforços para auxiliar que essa roda continue se movimentando.”, avaliou Carreri.