Estudantes entregam vasos decorados à Biblioteca Pública - Blog Londrina
Cidade

Estudantes entregam vasos decorados à Biblioteca Pública

Iniciativa é resultado de um trabalho desenvolvido por meio de diversas parcerias, que reutiliza materiais que seriam descartados

 

vazos.biblioteca.VPOs alunos da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico fizeram a entrega de 50 vasos de plantas decorados para a Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, na manhã desta sexta-feira (2). A entrega contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, e do superintendente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Douglas Pereira (Tio Douglas).

A iniciativa é resultado de parceria entre as secretarias municipais de Cultura, Educação, Acesf e o curso de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo é fazer a reutilização de resíduos e materiais diversos, que seriam descartados. A doação dos vasos foi feita pela Acesf, que disponibilizou dois mil vasos para a escola, e as mudas foram doadas pelo curso de Agronomia da UEL. Parte dos vasos foram entregues na atividade em comemoração ao Dia das Mães, e outra parte foi destinada ao projeto de empreendedorismo que é desenvolvido na escola.

Por meio do projeto, as crianças aprendem mais sobre o plantio correto de mudas, adubação, recuperação e conservação do solo e os cuidados necessários para o fortalecimento e crescimento das mudas. Além da entrega, os alunos fizeram um tour para conhecer o espaço da Biblioteca Pública, e assistiram uma apresentação musical da Associação Solidariedade Sempre, formada por crianças e adolescentes de 10 a 16 anos.

vazos.biblioteca.V2O secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, ressaltou que o gesto das crianças levarem os vasos até a biblioteca representa o reconhecimento delas com a biblioteca. “É fruto de um trabalho, de dedicação e esforço, e representa também o acolhimento da Biblioteca ao trabalho feito pelas crianças, demonstrando que este espaço está aberto para toda a população de Londrina, em especial ao público infantil”, salientou.

O secretário disse ainda que a Biblioteca é um espaço rico, no sentido de ter livros e revistas, onde as pessoas vão para estudar, ler livros e pesquisar, mas que também é importante desenvolver outras atividades no local. “A função da biblioteca vai muito além do livro e leitura”, frisou.

Para o superintendente da Acesf, Tio Douglas, o trabalho demonstra que as pessoas devem ter a consciência de que o descarte dos materiais deve ser a última alternativa. “Primeiro temos pensar no meio ambiente, na valorização das pessoas e em dar oportunidade para que elas possam transformar o que seria perdido em coisas boas”, afirmou. Ele agradeceu ao deputado federal Alex Canziani, que ajudou a articular o trabalho e também participou da entrega, e disse que a iniciativa fortalece a pesquisa nas escolas, permitindo que as crianças ampliem seus conhecimentos.

vazos.biblioteca.V3Reconhecimento – O diretor da escola, Silvio Aparecido Sposito, ressaltou que o trabalho mostra, aos alunos, como cuidar do meio ambiente e como a cidade, o bairro e a escola podem ficar mais bonitos e alegres com as flores. “Acreditamos que a escola tem que parecer o jardim de nossa casa. Por isso, além deste trabalho, também estamos construindo uma estufa na escola, onde faremos o plantio de orquídeas que serão distribuídas em nosso espaço e em torno da escola”, contou.

O aluno Lucas, de 9 anos, contou que ficou feliz em desenvolver o trabalho e contribuir com a Biblioteca. “Decoramos os vasinhos, colocamos terra, regamos as flores e agora estamos aqui para fazer a entrega. Eu sempre quis conhecer a Biblioteca Pública e agora tive esta oportunidade”, afirmou. Outra aluna, Julia, 10 anos, também gostou de desenvolver o trabalho com matérias que seriam descartados. “Fiquei feliz em vir aqui fazer a entrega e pretendo voltar outras vezes”, disse.

Também estivaram presentes na entrega a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo; a diretora da Associação Solidariedade Sempre, Claudia Monteiro, e servidores que atuam na Biblioteca.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal