Destaques

Representação diversificada marca a Conferência de Políticas para as Mulheres

conf.mulher.VP

Evento teve debates e aprovação de 60 propostas; também foram eleitas as integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para o próximo quadriênio

 

O município de Londrina sediou, no último fim de semana, sexta-feira (2) e sábado (3), a IX Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema “Cidadania, autonomia e empoderamento para as mulheres”. Mais de 100 pessoas de diversos segmentos da sociedade participaram das atividades do evento, que é uma realização da Prefeitura de Londrina e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Representação diversificada marca a Conferência de Políticas para as MulheresO encontro ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi e teve a presença do prefeito Marcelo Belinati; da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura; da vereadora Daniele Ziober; além de servidores e conselheiros municipais e representantes de associações, organizações, coletivos e entidades ligadas ao segmento de direitos das mulheres e outros.

Segundo a diretora de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Nanci Skau Kemmer de Moraes, o encontro atingiu as expectativas da organização de maneira satisfatória, com o desenvolvimento de debates e a aprovação de propostas que irão compor o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres com as diretrizes e ações para os próximos quatros anos.

As 60 propostas debatidas pelos grupos de trabalho e aprovadas na conferência visam atender a diferentes demandas e necessidades específicas dentro de quatro eixos de trabalho: Enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher; Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Igualdade no mundo do trabalho, nos espaços de poder e autonomia econômica; Educação para a diversidade: enfrentamento do racismo, do sexismo, da lesbofobia e da transfobia.

No segundo dia do evento, também houve a eleição dos membros da sociedade civil organizada que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, gestão 2017-2021. “O aspecto mais positivo do encontro foi a ampla participação do público e a diversidade de representação de mulheres que irão compor a nova gestão do Conselho. Teremos a atuação de membros de várias entidades de Londrina, incluindo representantes de organizações comunitárias, mulheres negras e mulheres do campo, lésbicas, bissexuais e transexuais, além de integrantes de sindicatos, associações profissionais e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), entre outros”, informou a gestora social da Secretaria Municipal de Políticas paras as Mulheres e integrante da Comissão Organizadora da Conferência, Elaine Galvão.

Representação diversificada marca a Conferência de Políticas para as MulheresElaine ainda comentou que uma maior abrangência do Conselho será importante para captar as demandas específicas advindas de cada um dos segmentos representados, com o objetivo de ampliar os debates e garantir a atenção e atendimento às necessidades das pessoas mais vulneráveis, discriminadas e socialmente excluídas. “As propostas aprovadas terão como papel primordial orientar o desenvolvimento das políticas públicas municipais, para que as mulheres tenham acesso efetivo aos serviços oferecidos, fortalecendo processos como o combate à violência contra a mulher, empoderamento e autonomia feminina, formação e inserção no mercado de trabalho”, frisou.

Conselho eleito – O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, na gestão 2017-2021, será composto por 32 membros e seus respectivos suplentes, sendo 16 do poder público e 16 da sociedade civil organizada. As conselheiras do poder público já foram indicadas pelos secretários das pastas, e os membros eleitos na conferência serão nomeadas após a realização da primeira reunião oficial, que irá ocorrer em breve.

Palestra – A abertura da IX Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizadas na última sexta-feira (2), contou com o pronunciamento de autoridades e a apresentação musical do Coral Solidariedade Sempre. Mais tarde, o público assistiu a uma palestra ministrada pela advogada de Curitiba Sandra Lia Bazzo, presidente da Comissão de Estudo Sobre Violência de Gênero da OAB-PR. Na ocasião, ela abordou como as políticas públicas podem contribuir, efetivamente, para a garantia dos direitos da mulher e promoção de melhorias das condições de vida deste público.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos