Município firma termo de cooperação com universidade
Por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e a Unopar, cursos serão oferecidos para mulheres
O prefeito de Londrina Marcelo Belinati assinou, nesta quarta-feira (7), termo de cooperação para o programa Capacitação de Mulheres para Geração e Renda. O acordo foi firmado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, e a Universidade Norte do Paraná (Unopar).
Com a parceria, a Unopar irá ministrar minicursos para mulheres interessadas nos temas oferecidos. As atividades terão início nesta quinta-feira (8), e inicialmente serão disponibilizados três cursos: Instalação Elétrica; Assentamento de Piso Vinílico; e Vendas, Marketing Pessoal e Empreendedorismo. As aulas vão ocorrer das 14 às 17 horas no Campus Catuaí da universidade, que fica na Rodovia Celso Garcia Cid, Km 377.
Para o prefeito de Londrina, as parcerias entre o Município e as instituições de ensino, como a Unopar, trazem oportunidades para a população e fazem parte do projeto de retomada do crescimento e desenvolvimento da economia da cidade. “Esses minicursos vão fornecer condições para que estas mulheres se qualifiquem, e vão abrir oportunidades para que elas consigam bons empregos, conquistem sua independência e contribuam financeiramente em suas famílias”, destacou.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, afirmou estar muito feliz com essa nova etapa da parceria entre a SMPM e a universidade. “São meios de oportunizar a profissionalização destas mulheres, para que elas conquistem a sua inserção no mercado de trabalho. Para nós, é uma honra formalizar este termo, porque temos a missão de atender e inserir socialmente todas as mulheres, e nós vamos buscar meios de alcançar esse objetivo”, frisou.
Durante a assinatura do termo de cooperação, o reitor da Unopar, Helio Navarro, lembrou que a realização destes cursos vai contribuir também para a formação dos alunos da instituição. “Buscamos sempre contribuir com a comunidade onde estamos, para que o conhecimento alcance essas pessoas. Para nós, é um ganho realizar esse projeto, pois o que o nosso aluno vivenciar ali, vai agregar à sua formação algo que não conseguimos dentro da sala de aula. E a nossa ideia é que isso seja uma semente, que outros termos de cooperação sejam celebrados, para que a gente mantenha essa parceria com os órgãos públicos, inclusive a Prefeitura de Londrina”, disse.
Segundo a diretora-geral da Secretaria, Nanci Skau Kemmer de Moraes, o Município já possui diversos convênios e parcerias firmadas com instituições de ensino. Atualmente, o trabalho é desenvolvido através de cursos realizados na Casa da Mulher, conduzidos pelos monitores, alunos e professores da universidade.
Nanci explicou que o diferencial deste termo de cooperação é o tema dos minicursos, e também a realização das aulas na própria universidade. “São atividades com duração de 12 horas, com entrega de certificado para as participantes que concluírem as aulas. É uma forma de empoderar a mulher, oferecendo cursos em áreas diferenciadas, para funções que são conhecidas como serviço de homem. É um meio de proporcionar a igualdade às mulheres”, citou
Estavam presentes também a vereadora Daniele Ziober Sborgi; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Batista; o diretor de Unidade da Unopar, professor Carlos Henrique Gorges Vici; a coordenadora acadêmica Daniela Duarte; o coordenador de Jornalismo e Publicidade, José Henrique Campana; a coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, Renata Romagnolli Basso; e o coordenador de Engenharia, José Augusto.
Fotos: Vivian Honorato