Alunos de escola municipal participam de oficinas na Expo Japão 2017
Cerca de 200 crianças terão contato com elementos da cultura japonesa como taiko, ikebana, esportes populares e aspectos gerais do país asiático
A Secretaria Municipal de Educação (SME) levará alunos da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, da região leste de Londrina, para participar, no dia 14 de junho, de diversas oficinas no evento Expo Japão 2017. As atividades vão ocorrer a partir das 14 horas, na sede social e campestre da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), localizada na Rua Major Achilles Pimpão Ferreira, 2.300. A abertura oficial da Expo Japão será no dia 15 deste mês, às 19 horas, na ACEL.
Cerca de 200 alunos, de turmas de 4º e 5º ano, terão a oportunidade de conhecer uma série de elementos da cultura japonesa com mais profundidade. Durante a tarde, as crianças serão divididas em grupo, percorrendo diferentes locais da ACEL, onde vão acontecer oficinas de beisebol e tênis de mesa, esportes populares no Japão, animes, taiko, ikebana, horta e escrita japonesa. Também haverá uma fala sobre aspectos de sua cultura, abordando temas como a cerimônia do chá e informações gerais sobre o país, além de exposição de fotos, mapas, bonecas tradicionais e outros artigos que estarão à mostra durante a Expo Japão. Ao final, será oferecido um lanche da tarde aos participantes.
De acordo com a integrante da Equipe de Apoio e Projetos Pedagógicos da SME, Carla Cordeiro, a promoção de atividades práticas que interligam conhecimentos de diferentes áreas são importantes para levar informações sobre a cultura japonesa aos alunos. “Para as crianças será uma experiência enriquecedora, uma vez que a cultura do Japão faz parte da história de Londrina e foi importante para o desenvolvimento da região”, disse.
A professora aposentada Luzia Yamashita Deliberador, coordenadora do grupo de idosos da ACEL e integrante da organização da Expo Japão, enfatizou que, para os alunos, essa é uma oportunidade de sair de seu bairro e fazer um passeio divertido e de grandes aprendizados. “É o quarto ano seguido que fazemos atividades com crianças de escolas municipais da cidade, e é sempre muito bom ver o entusiasmo e a alegria que contagiam no momento das oficinas e no contato com a tradição da cultura japonesa, que é muito diferente da brasileira. Muitos desses alunos raramente saem de seus bairros, então para nós é muito satisfatório oferecer esses momentos e contribuir um pouco para a formação deles”, destacou.
A atividade é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da ACEL, com apoio do vereador Eduardo Tominaga, que atuou na organização.