Cidade

Servidores municipais contam com RH Itinerante

Ação teve início na Acesf, com o objetivo de capacitar os servidores sobre seus direitos e deveres; projeto será estendido às secretarias e órgãos municipais

 

RH.itinerante.DA Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, está retomando o projeto RH Itinerante. A iniciativa é realizada na Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) desde maio deste ano, e a partir de julho será ampliada para as demais secretarias, autarquias, órgãos e fundações. Para a secretária municipal de Recursos Humanos, Margareth Socorro de Oliveira, o projeto busca conscientizar os servidores municipais sobre as atividades ligadas à área de Recursos Humanos, especialmente àqueles que atuam em atividades operacionais e em serviço de rua.

Margareth explicou que o RH Itinerante busca atender o servidor que não tem acesso ao prédio administrativo da Prefeitura, onde a SMRH é localizada, seja por conta do horário de trabalho, pelo local de atuação ou natureza de sua função. “Essa proximidade com a Secretaria de Recursos Humanos é uma reivindicação antiga dos servidores. E, por meio desse projeto, vamos cumprir nosso papel, indo até os servidores que são carentes de informações”, destacou.

Segundo o superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas), onde o projeto já é realizado, a proposta visa oportunizar aos servidores um momento de atendimento em seu local de trabalho, para que possam tirar dúvidas, apresentar suas demandas e dificuldades, e saber mais sobre seus direitos e deveres. “É também uma forma de valorizar os servidores, de buscar o diálogo e o entendimento, instruindo essas pessoas, oferecendo cursos, treinamentos e capacitações que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional. O objetivo é atendê-los da melhor maneira possível”, ressaltou.

O superintendente da Acesf destacou que o projeto já havia sido elaborado há alguns anos, e está sendo retomado pela atual administração. O trabalho é conduzido pela psicóloga da SMRH que atua na Acesf, Silvely Maria Villela Gazola, juntamente com a servidora Alice Yatiko Curiaki. “Nós nos reunimos em fevereiro para aprimorar esta ideia, e desde maio a psicóloga está desenvolvendo com os servidores da Acesf. Nossa prioridade são aqueles servidores que atuam em locais afastados da sede da autarquia, como os que trabalham nos cemitérios e capelas dos distritos. E agora, o projeto será ampliado para atender a todos os servidores da Prefeitura”, afirmou.

Atendimentos – A psicóloga contou que o trabalho foi intensificado neste mês de junho e os resultados já estão surgindo. “A receptividade tem sido muito boa. No mês de maio tivemos as primeiras visitas, e agora estamos na fase de retorno. Estamos levando a informação que o servidor precisa, de acordo com cada área de conhecimento, direcionando para o setor adequado quando é um assunto de competência de outra área, como as dúvidas a respeito de previdência, por exemplo”, explicou.

Dentre as orientações feitas nos encontros, que têm duração média de uma hora e meia, são abordados diversos assuntos, como registro de ponto e avaliação de desempenho. “Além de explicar como isso ocorre, abrimos espaço para o servidor tirar as dúvidas. Ensinamos a acessar o Portal do Servidor, a conferir seu holerite, suas avaliações anteriores, as licenças que ele tem direito, entre outros temas. Também passamos o dever de cada servidor e quais as proibições. Sempre levamos a ideia de que o servidor serve à coletividade, para que as pessoas se coloquem no lugar de quem está sendo atendido. São muitos assuntos, é um trabalho muito amplo”, disse Silvely.

Para a psicóloga, o projeto permite um momento de escuta onde os servidores apontam suas necessidades. “É muito importante saber a quem recorrer, ter um porto seguro, e a Secretaria tem que cumprir esse papel, garantindo esse acesso a todos. Como o projeto já tem apresentado um ótimo resultado em tão pouco tempo, será estendido, na administração direta e indireta. O Município é muito grande, e é preciso abrir os caminhos, montar parcerias para demonstrar que somos todos um só. São várias secretarias e órgãos, mas fazemos todos parte da Prefeitura de Londrina”, frisou.

Agendamento – Para ampliar o projeto a toda Prefeitura, a execução do RH Itinerante conta com a participação da Equipe Interação da SMRH. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Humano da SMRH, Lucas Rigo Vercelhese de Almeida, os agendamentos do RH Itinerante já estão sendo feitos. “A equipe Interação, por meio dos servidores Marco Aurélio, Nilza Morita e Rodolfo Lansoni, está fazendo contato com vários setores da Prefeitura, verificando quais as necessidades e principais dúvidas. Feito o agendamento, selecionamos para a capacitação um servidor que atue com os temas solicitados,”, explicou.  

O diretor de desenvolvimento adiantou que algumas capacitações podem ser abertas a servidores de secretarias e órgãos diferentes, caso o tema seja o mesmo. “A ideia é fazer uma interação geral com assuntos diversos, desde conhecimentos de qualificação, como informática, até assuntos previstos no Estatuto do Servidor, como férias, atestados, marcação de ponto, carreira, entre outros”, contou.

Os agendamentos com o RH Itinerante podem ser feitos pelos e-mails rhitinerante.londrina@gmail.com e interacao@londrina.pr.gov.br, ou pelos telefones 3372-7880 e 3372-4850.

 

Foto: Divulgação

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