Comitê Intersetorial POP Rua discute propostas de ações integradas
Em reunião foram levantados encaminhamentos em diversas áreas para a população em situação de rua de Londrina
A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, na última terça-feira (27), uma reunião integrada com os diversos representantes do Comitê Intersetorial POP Rua, criado a partir do Decreto nº 1.385/2014, que instituiu a política municipal para a população em situação de rua.
Estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Defesa Social, Saúde, Trabalho, Emprego e Renda, Políticas para as Mulheres, Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Centro de Atenção Psicossocial (Caps-AD – Álcool e Drogas), Defensoria Pública, além dos técnicos do centro POP.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura, durante o encontro foram apresentados os representantes do Comitê, as ações integradas realizadas pela Secretaria de Assistência Social, Saúde e Guarda Municipal desde o início desta gestão e que poderão ser fortalecidas no Comitê Pop Rua. “Também foi realizada a retomada dos trabalhos e propostas de cada secretaria para ações integradas no Centro Pop”, informou.
Dentre os encaminhamentos do encontro, o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP) ficou responsável em realizar um novo levantamento do nível de escolaridade dos seus usuários para que a Secretaria Municipal de Educação possa propor atendimento a este público. A fase 1 será trabalhada pela Secretaria Municipal de Educação, enquanto quanto a fase 2 deverá ser discutida com o Núcleo Regional de Educação (NRE). Na próxima reunião do Comitê pretende-se apresentar os dados e o encontro deverá contar a presença da chefe do Núcleo Regional de Educação, Lúcia Cortez.
Segundo a secretária, o Centro POP também se comprometeu em fazer um levantamento do perfil profissiográfico dos usuários atendidos pelo serviço, com o objetivo de construir um projeto de intervenção direcionado à sensibilização e inclusão no mercado de trabalho.
Além disso, Nádia informou que representantes da Diretoria de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, e do Centro POP farão uma avaliação das ações que já foram realizadas até aqui para, a partir disso, apresentar novas propostas ao Comitê Pop Rua. “Também se pretende fazer parcerias com universidades, para realizar um censo dos moradores de rua em Londrina”, contou.
Outros encaminhamentos – A outra decisão, tomada durante a reunião, foi convidar o coordenador da Região Metropolitana de Londrina (Comel), Marco Antônio Santi, para participar do Comitê, com o objetivo de pensar a situação de rua num contexto regionalizado. O outro convidado será o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, para que a secretaria possa apresentar uma proposta de intervenção no Centro POP.
Também pretende-se articular as ações voltadas à população em situação de rua com o programa Crack é Possível Vencer em Londrina, a fim de pensar em ações para as praças identificadas como cenas de uso de substâncias psicoativas (SPA).
Na área do esporte, o Comitê pretende que seja realizada, por meio da FEL, um projeto esportivo no Centro POP, que deverá ser apresentando na próxima reunião. A ideia é iniciar com pequenas ações dentro do próprio espaço do Centro e, com o passar do tempo e maior conhecimento da demanda, possibilitar o acesso dessa população aos diversos projetos de esporte desenvolvidos pela FEL.
Outra ideia, levantada durante o encontro, é promover a campanha “Não dê Esmolas”. Maiores detalhes sobre isso serão levantados na próxima reunião. Os encontros do Comitê estão acontecendo nas últimas terças-feiras do mês, às 9 horas, na sede do Centro POP, que fica na Rua Dib Libos, 25, esquina com Avenida Celso Garcia Cid. A próxima reunião está prevista para acontecer no dia 25 de julho.
Foto: Divulgação