Sema discute situação de macacos-prego no Parque Arthur Thomas
População que tiver dúvidas ou que desejar chamar os profissionais da SEMA para a retirada dos animais deve telefonar para 3372-4750 ou 3372-4771
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) realizará nesta sexta-feira (7), a partir das 13h30, uma reunião para debater estratégias de manejo dos macacos-prego que residem no Parque Municipal Arthur Thomas. O encontro será no Centro de educação Ambiental do parque, na Rua da Natureza, 155, no Jardim Piza, na região sul.
A reunião será com servidores da Sema, da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, da Defesa Civil e com a pós-doutora em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e professora do Departamento de Biologia Animal e Vegetal, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ana Paula Vidotto Magnoni.
Os profissionais vão debater a situação dos animais que passam por um período de diminuição de alimentos, quando as árvores frutíferas têm menos frutos disponíveis devido à estiagem e ao inverno. A dificuldade em encontrar alimentos faz com que os mesmos procurem outros ambientes e saiam do parque.
Segundo o gerente de projetos e análises ambientais da Secretaria Municipal do Ambiente, Bruno de Camargo Mendes, é importante realizar o encontro para que dele saiam iniciativas que podem ser implementadas na Sema. “Procuraremos traçar estratégias para lidar com a situação dos macacos. Para isso pretendemos fazer um relatório com o levantamento da situação dos macacos para sabermos o quantitativo dos animais, se a alimentação complementar está sendo suficiente ou se precisa ser aumentada e um estudo sobre a necessidade de políticas de controle de natalidade dos animais”, explicou.
Essa será a primeira reunião para tratar sobre o assunto. A intenção é que outras sejam realizadas com a participação de outras entidades e instituições de ensino superior. A SEMA alerta a população para que não alimente os macacos, assim como não provoque a interação com os mesmos, seja para enfrentá-los ou para atrai-los. Também pede que os cidadãos mantenham os alimentos de animais domésticos, como cães e gatos,
guardados em locais fechados e de difícil acesso para os macacos e que acondicionem o lixo de maneira adequado.
Aqueles que tiverem dúvidas e desejam chamar os profissionais da Sema para a retirada dos animais devem telefonar de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, no (43) 3372-4750 ou (43) 3372-4771.
Foto: Arquivo