“Operação Noite Fria” atende população em situação de desproteção social
Convênio com a Casa do Caminho garante mais 30 vagas para o acolhimento de pessoas em situação de rua
Para garantir proteção e dignidade às pessoas em situação de rua durante as noites mais geladas do ano, a Secretaria Municipal de Assistência Social continua disponibilizando diariamente 228 vagas para a “Operação Noite Fria”, sendo 30 na Casa do Caminho de Londrina, 30 na Casa do Bom Samaritano e as demais nas entidades socioassistenciais Associação Projeto Pão da Vida e Serviço de Obras Sociais de Londrina (SOS).
Para receber os serviços, os indivíduos que se encontram em situação de desproteção social devem procurar um dos locais de abrigos. A Casa do Caminho fica na região central da cidade, na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.882, em frente ao Cemitério Municipal São Pedro (entre a sede administrativa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização e a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina).
Neste local, eles encontram acolhimento com comida para a noite, banho, troca de roupa, um espaço adequado para dormir e tomar café da manhã. O atendimento é feito das 19 horas às 7 horas. Esse serviço também é oferecido nas demais entidades conveniadas à Prefeitura de Londrina.
Segundo a diretora de Proteção Social Especial, Joseane Nogueira, o serviço dos profissionais da Assistência Social de diagnóstico e abordagem, feito em horário especial durante duas semanas, está trazendo bons frutos. “Percebemos que o acompanhamento e diagnóstico da população que vive em situação de rua tem trazido bons resultados, porque os próprios moradores de rua estão procurando o atendimento nas entidades de acolhimento por conta própria, assim que começa a anoitecer”, observou.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura, isso demonstra que a escolha pelo local de acolhimento na região central da cidade foi bem recepcionada pelo público atendido. “Os moradores têm procurado o serviço por conta própria, principalmente porque eles têm uma rede de contato, onde um informa o outro sobre o atendimento e, por ser um local na região central, facilita a busca por parte deles. Foi uma escolha acertada da administração tanto o local no centro quanto a antecipação da expansão do atendimento com a “Operação Noite Fria”, disse.
Após o acolhimento noturno, na manhã seguinte os acolhidos são direcionados ao Centro Pop para o atendimento social com psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais e pedagogos. Lá os profissionais da rede municipal de serviços fazem os encaminhamentos necessários como para a confecção de documentos pessoais, acesso à política de saúde, retorno à família ou cidade de origem e direcioná-los para grupos de atendimento que os ajudarão a sair da condição de rua.
Como a população pode ajudar – Quem souber de pessoas que vivem em situação de rua e queira ajudar podem telefonar no (43) 99991-4568 e (43) 3378-0414. São aceitas ligações a cobrar. O horário de atendimento do serviço é de segunda a sexta-feira, das 7 horas da manhã à 1 hora da madrugada (horário estendido durante Operação Noite Fria), nos sábados das 9 às 20 horas, e domingos e feriados, das 9 às 15 horas. A comunidade também pode telefonar para o Centro POP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no (43) 3378-0417.
O Município tem convênio com quatro instituições de acolhimento que são a Casa do Bom Samaritano, a Associação Projeto Pão da Vida, o Serviço de Obras Sociais de Londrina (SOS) e a Casa do Caminho de Londrina. As entidades socioassistenciais aceitam e precisam de doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas – preferencialmente masculinas – calçados, travesseiros e cobertores. As doações podem ser feitas diretamente nas instituições.
Casa do Bom Samaritano
Rua José Fierli, 153 – Vila Marízia
Fone: 3339-1379
Casa do Caminho de Londrina
Av. Paul Harris, 1481
(43) 3325-4037
Associação Projeto Pão da Vida
Rua Bélgica, 959 – Jardim Igapó
Fone: 3343-3529
Serviço de Obras Sociais de Londrina – SOS
Rua Jaguaribe, 350 – Vila Nova
Fone: 3024-4420
Foto: Ilustrativa