Procon-LD alerta consumidores sobre aumento no valor dos combustíveis
A suspeita é que alguns postos tenham alterado o preço antes de adquirir o combustível com reajuste; denúncias podem ser feitas ao Procon pelo telefone 151
O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-LD) esclarece a população sobre a alta de preços prevista para os combustíveis, após anúncio do governo federal, nesta quinta-feira (20), de reajuste na alíquota do PIS/Cofins. O Procon-LD já identificou que alguns postos de combustíveis na cidade já aumentaram o preço da gasolina, no entanto, o combustível não pode ter o valor reajustado antes da renovação do estoque.
O coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, explicou que a prática é proibida, e que os postos de combustíveis não podem aumentar os preços enquanto ainda estiverem com o estoque velho. “O aumento deve ser gradual, à medida que os estabelecimentos forem comprando o produto com o novo preço, o que em muitos casos ainda não ocorreu”, frisou.
Caso haja suspeita de irregularidade em preços dos combustíveis, o consumidor pode entrar em contato com o Procon-LD pelo telefone 151, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Ou comparecer pessoalmente na sede do Núcleo, localizada na Rua Mato Grosso, 299, com entrega de senha das 9 às 14 horas.
Segundo o coordenador do Procon-LD, nova pesquisa de preços será realizada pelo órgão na próxima semana. “Se, durante a pesquisa, nossos fiscais identificarem aumentos abusivos, iremos notificar o estabelecimento por suposta irregularidade”, afirmou.