CCI Leste realiza palestra sobre saúde para a terceira idade
Encontro será na segunda-feira (24), com o tema “Incontinência urinária”; atividade é conduzida em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná
A Secretaria Municipal do Idoso promove, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), palestra sobre incontinência urinária. A atividade irá ocorrer nesta segunda-feira (24), no Centro de Convivência da Pessoa Idosa na região leste (CCI Leste), às 14 horas. Podem participar da palestra todas as pessoas da comunidade, com idade igual ou superior a 60 anos. O CCI Leste fica localizado na Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz.
Segundo o gerente de Articulação Comunitária da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), Cleir Brandão, as palestras e oficinas realizadas nos CCI’s levam em consideração a relevância do tema para o público idoso. “Nossa equipe, e também os nossos parceiros, observam que na terceira idade a saúde passa por muitas mudanças, e isso causa muitas dúvidas. Com base na demanda dos nossos usuários, oferecemos atividades que buscam trazer orientação e conhecimento para a população idosa”, explicou.
Cleir explicou que, toda segunda-feira, o grupo de convivência se reúne no CCI Leste para falar de temas como saúde, meio ambiente, socialização, entre outros. “São ações voltadas a todos os idosos, e oportunidades para receber informações sobre cidadania, cuidados com o corpo, lazer, além de ser uma forma de integração e fazer novas amizades. São informações que atendem a demanda dos usuários e contribuem para o envelhecimento com qualidade de vida”, citou.
A fisioterapeuta da UTFPR que irá conduzir a palestra, Mirela Casonato Roveratti, também participa do projeto de fisioterapia no CCI Leste, que ocorre às quartas-feiras, pela manhã. “Dentre as mulheres que frequentam a oficina de fisioterapia, a maioria se queixa de incontinência urinária. É algo que incomoda muitas mulheres, principalmente na terceira idade, quando a disfunção hormonal e a perda de elasticidade muscular são mais frequentes”, afirmou.
De acordo com a fisioterapeuta, existem vários tipos de incontinência urinária. “Na palestra vamos falar das possíveis causas, apresentar formas de prevenção e tratamento, inclusive os aparelhos fisioterápicos utilizados para tratar este problema. Convidamos todas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos a comparecerem, pois a incontinência é algo que aflige muita gente, mas nem todos têm a consciência de que a reabilitação é possível”, destacou.