Destaques

Município atualiza Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil

reuniao.defesa.civil.VP

Organização do Plano é fundamental para identificar como cada entidade ou órgão vai atuar em situações de emergência

 

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, realizou, na manhã desta segunda-feira (24), reunião para atualizar o Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Placon). O encontro ocorreu no auditório da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati, do coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil e secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, e de outros representantes de secretarias e órgãos municipais, estaduais e sociedade civil.

reuniao.defesa.civil.V2O Placon é um documento que reúne todas as responsabilidades estabelecidas para atender a uma emergência. Nele são listados todos os recursos que o município tem para atender situações críticas como número de veículos, equipamentos, abrigos, nomes de pessoas que deverão ser acionadas, entre outras informações necessárias para agilizar os atendimentos nestes casos.

A reunião faz parte de um trabalho preventivo, antecipado, para identificar como cada entidade ou órgão vai atuar em um momento de catástrofe. A última atualização do Placon no Sistema da Defesa Civil do Estado havia sido em 2014.  

O prefeito ressaltou que a reunião que ocorreu nesta segunda-feira (24) foi de fundamental importância para atualizar o Plano de Contingência. “Todo mundo se lembra das fortes chuvas que ocorreram em janeiro do ano passado e das dificuldades e dúvidas que foram geradas durante aquela situação, pois não existia um plano atualizado de ação para resolver um problema daquele tamanho. Então as pessoas não sabiam exatamente qual era a sua função naquele momento”, lembrou.

Segundo Marcelo, a atualização do Plano permitirá que a equipe da Prefeitura esteja devidamente preparada, com a definição do papel de cada órgão, para atender eventuais situações de emergência. “Caso ocorra novamente um evento como aquele, a Prefeitura estará preparada para dar um suporte e atendimento necessários à população”, frisou.

O secretário Evaristo Kuceki explicou que Plano é um documento obrigatório, exigido pelo governo estadual para homologar situação de emergência ou calamidade pública decretada pelo prefeito. “O Plano é fundamental para que o Município possa se planejar para enfrentar situações de desastres, de emergência e calamidade. Se ele não estiver atualizado, o Município não tem nem condições de buscar recursos juntos aos governos estadual e federal”, explicou.

reuniao.defesa.civil.V3O coordenador adjunto da Defesa Civil, Demerval Anderson, explicou que o Placon reúne diversas informações necessárias para atender situações emergenciais. “Estamos atualizando os dados que a Prefeitura já tem, pois há uma mudança natural dentro da estrutura que tem que ser trazida para este Plano, para que possamos saber, no momento exato em que necessitamos de uma pessoa ou de um equipamento, a quem recorrer e como buscar”, frisou.

Participaram da reunião o vice-prefeito, João Mendonça, e diversos representantes das secretarias, órgãos e autarquias municipais, além de órgãos estaduais e sociedade civil organizada como a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil; Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); Companhia Paranaense de Energia (Copel); Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER); Polícia Militar; Rádio Amador; Lions Clube Londrina; Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL); Aeroclube de Londrina; Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), entre outras entidades ou grupos.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos