Município encaminha ao BNDES relatório sobre o Programa de Modernização
Dentre os projetos executados na Prefeitura por meio do PMAT, está a reforma do prédio administrativo, que entra em sua reta final
A Prefeitura de Londrina encaminha, na próxima semana, o Relatório de Desempenho (RED) nº 006 do Programa de Modernização da Administração Tributária e Setores Sociais Básicos (PMAT). O documento, referente ao primeiro semestre de 2017, contém informações sobre os projetos desenvolvidos na Prefeitura por meio do PMAT, e será entregue ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O relatório tem como base as planilhas elaboradas e atualizadas pela vice-coordenadora do Núcleo Especial de Trabalho para Modernização da Administração Tributária Municipal (NEMAT), a contadora Sirlene Ruzzon Hernando (IPPUL), e pela administradora Mariza Emiko Yoshinaga (SMGP), com informações de responsabilidade de toda a equipe gestora do PMAT, formada por servidores municipais.
Segundo a coordenadora do NEMAT, Liz Dayane Paludetto Rodrigues, o relatório completo é composto por comprovantes de licitações, contratos, pagamentos, extratos bancários e licenciamento ambiental. “Ele também contém fotos do desenvolvimento dos projetos que compõem o PMAT, como a modernização do prédio da Prefeitura; relatórios de desempenho com o descritivo do andamento dos projetos; análise e atualização dos objetivos e indicadores; entre outras informações pertinentes ao programa”, detalhou.
Liz explicou que o relatório semestral será entregue, na primeira semana de agosto, ao BNDES. “Os técnicos do BNDES avaliam e aprovam o nosso relatório de prestação de contas, e assim há a continuidade nos repasses referentes ao contrato do Município com o BNDES. As informações são encaminhadas em relatório impresso e cópias de documentos em mídia, com avaliação e assinatura de toda a equipe gestora do programa e também do secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti e Silva”, contou.
Reforma do Prédio – Dentre os projetos desenvolvidos pelo PMAT na Prefeitura de Londrina, está a reforma e modernização da área de 11 mil metros quadrados do prédio administrativo. A obra iniciou em fevereiro de 2016, e caminha para sua conclusão nos próximos meses. “A reforma do prédio está dentro do prazo previsto, tanto no cronograma adequado no contrato com a construtora responsável, como no acordo feito pela Prefeitura com o BNDES”, ressaltou a coordenadora do NEMAT.
Atualmente as obras estão sendo desenvolvidas no piso térreo do prédio. O engenheiro e fiscal da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), Alexandre Camillo da Silva, citou que já foram concluídas a instalação do piso elevado antichamas, as instalações elétricas, e o próximo passo a ser finalizado envolve o sistema de refrigeração com ar condicionado. “Em breve, também será concluída a colocação de forro em placas de fibra mineral e luminárias de LED, que aliam eficiência energética e economia. A expectativa é que a reforma do piso térreo termine durante o mês de agosto”, contou.
Ainda no piso térreo, o saguão da entrada principal está finalizado e logo será liberado, assim como as instalações da Praça da SMOP e da Sala do Empreendedor, que já estão em funcionamento. Com a finalização das obras neste andar, a Sala de Licitações e a Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda retornam ao térreo.
Melhorias no entorno – Já tiveram início as adequações do calçamento externo, no entorno da sede administrativa da Prefeitura. O trabalho envolve o nivelamento e colocação de piso intertravado (Paver), com sinalização tátil. A previsão é que esta etapa também seja concluída no mês de agosto.
A última fase da reforma do prédio administrativo compreende parte do primeiro andar, onde serão alocados a Escola de Governo da Prefeitura, o Sistema de Informação Geográfica de Londrina (Siglon), e salas de Reuniões/Treinamento.
Avanços – No processo de modernização do prédio, foram implementadas medidas sustentáveis, como o reaproveitamento de água de chuva. “A água é coletada pelas calhas e armazenada nas cisternas que ficam na área técnica do prédio. Essa água abastece os vasos sanitários e as torneiras perimetrais localizadas nos jardins da Prefeitura”, disse o engenheiro.
Após o início da reforma, todo o prédio da Prefeitura passou a contar com um sistema de iluminação que utiliza tecnologia LED. “Essas lâmpadas proporcionam melhor iluminação dos ambientes, ao mesmo tempo em que reduzem o gasto energético. Houve ainda a modernização das redes elétrica e lógica, além de instalação de sistema de refrigeração em todo o prédio”, ressaltou Camillo.
Durante a obra do prédio administrativo, foram feitas reformas nas instalações sanitárias de todos os andares, incluindo adequações para acessibilidade. Em atendimento às normas do Corpo de Bombeiros, o projeto incluiu a liberação de várias áreas de circulação, e a construção de duas escadas metálicas externas.
Foi feita a substituição de toda a estrutura da cobertura do prédio. “Antes, essa cobertura era de madeira. Agora foram instaladas estruturas metálicas e telhas termoacústicas, que solucionaram o antigo problema de infiltrações”, afirmou o engenheiro.
Dentre outras melhorias, a reforma permitiu uma melhor separação dos espaços entre as secretarias que ocupam o prédio administrativo, trazendo mais conforto aos servidores municipais e também aos usuários que se deslocam até a Prefeitura.
Demais projetos – Além da reforma e modernização do prédio, o PMAT inclui ainda capacitação de servidores, elaboração do plano diretor de geoprocessamento, reestruturação da rede lógica e tecnologia, implantação do sistema de compras públicas, modernização e capacitação na gestão do patrimônio, modernização de processos e gestão de documentos e arquivo público.
Ao todo, a Prefeitura financiou R$ 19 milhões junto ao BNDES, com contrapartida de R$ 2 milhões em recursos municipais. Isso perfaz um total de R$ 21 milhões, dos quais R$14.180.400,65 estão sendo destinados ao centro administrativo, e o restante aos outros projetos.
Fotos: Vivian Honorato