Saúde realiza ação educativa de combate ao Aedes aegypti no projeto Viva Vida
Atividade será desenvolvida com cerca de 50 crianças e adolescentes nesta terça-feira (8), no Conjunto João Turquino
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta terça-feira (8), mais uma atividade de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os agentes de endemias estarão das 8h30 às 11 horas no Centro de Formação Cidadã (CFC) João Turquino, localizado na Avenida da Maratona, 581. No local, o projeto Viva Vida é desenvolvido com crianças e adolescentes, que irão participar da palestra educativa sobre o Aedes aegypti.
A educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, contou que a previsão é que 50 alunos do projeto, com idades de 10 a 16 anos, devem participar da ação educativa. “Nosso trabalho será desenvolvido inicialmente com essas atividades teóricas, para que estes alunos possam, futuramente, atuar como multiplicadores na prevenção da proliferação do mosquito Aedes”, explicou.
Para a atividade, a equipe da SMS irá expor um larvário, onde os adolescentes vão conhecer o ciclo de vida completo do mosquito. Também serão disponibilizados materiais lúdicos, que mostram os objetos que são possíveis criadouros do Aedes. Haverá ainda uma palestra, com orientações sobre as fases do mosquito, formas de prevenção, e quais doenças ele transmite, como a dengue e a febre amarela.
Lucimara destacou que a parte prática do trabalho vai envolver diretamente a atuação dos alunos. “Vamos abrir a oportunidade para que eles proponham como deve ser a atuação e combate à proliferação do mosquito em suas casas e vizinhança. Essa proposta será levada para a prática, para que eles consigam executar o que aprenderam em prol de sua comunidade”, afirmou.