Município prossegue com o projeto “Histórias que meus avós me contam”
Alunos de seis anos da Escola Municipal Francisco Pereira Almeida Junior irão participar de uma oficina com seus avós ou outros familiares e idosos dos CCIs
Nesta terça-feira (8), às 14 horas, 26 alunos do 1º ano da Escola Municipal Francisco Pereira Almeida Junior irão participar de uma oficina intergeracional com seus avós ou outros familiares e idosos dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs). Será na sede da escola, que fica na Rua Mário Sérgio Carmagnani, 145, Conjunto Habitacional Guilherme Braga Abreu Pires.
A atividade faz parte do projeto “Histórias que meus avós me contam”, realizado pela Secretaria Municipal do Idoso, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo principal é trabalhar a sensibilidade e o respeito às diferentes fases de vida e a valorização da pessoa idosa na comunidade e sociedade.
Segundo a assistente social da Secretaria do Idoso, Rosely Sonoda Gomes, uma das responsáveis pelo projeto, neste encontro será realizada uma gincana, com os idosos e as crianças, a fim de integrar as gerações. “Por meio do lúdico as crianças aprendem a dividir, a cooperar e a planejar. Esta experiência entre as gerações é muito rica, pois além de promover a troca de conhecimento, resgata o respeito e a valorização a diferentes fases da vida”, destacou.
Os mesmos alunos já participaram de outra oficina, no dia 1 de agosto, no CCI Leste, onde foi abordada a importância do respeito e da valorização do conhecimento dos idosos. “Também mostramos às crianças que elas também têm muito a oferecer aos idosos, como a alegria e espontaneidade delas”, lembrou.
Sobre o projeto – O “Histórias que meus avós me contam” foi lançado no dia 31 de julho deste ano e o projeto piloto está sendo realizado com os alunos da Escola Municipal Francisco Pereira Almeida Junior, pela proximidade com o CCI Leste.
A ideia é desenvolver atividades com idosos e crianças com os seguintes temas: “Aprender brincando”; “Cidadania e Memória Cultural” e “O lúdico para uma alimentação saudável e sustentabilidade”. Algumas oficinas estão acontecendo dentro da própria escola e outras no CCI Leste, visando a troca entre gerações.
As atividades a serem aplicadas nas oficinas serão escolhidas de acordo com o perfil e características do grupo, como troca de papéis, dinâmicas, gincanas, roda de conversa, teatro, exposição dos trabalhos, histórias, cantigas, atividades lúdicas, vídeos, caderno de receitas, passeio, questionários, redações, entrevistas, cartas, entre outras atividades que possam contribuir e enriquecer assimilação do tema abordado.