Cidade

Inscrições para o Encceja podem ser feitas na Secretaria do Trabalho

Aprovados no exame receberão a certificação do ensino fundamental e médio; prazo para inscrição vai até o dia 18 de agosto

 

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) começaram hoje (7). O prazo para se inscrever vai até as 23h59 do dia 18 de agosto. As inscrições são pelo site enccejanacional.inep.gov.br. Quem não possuir internet pode fazer sua inscrição nos terminais de autoatendimento da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), na rua Pernambuco, 162. A partir deste ano, o Encceja substitui o Enem para validação do diploma do Ensino Médio. As provas serão aplicadas em 22 de outubro tanto de manhã quanto à tarde.

Para fazer o Encceja é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou ter, no mínimo, 18 anos completos para quem busca a certificação do ensino médio. Para se inscrever é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e-mail e celular válidos. Na hora da inscrição o candidato escolhe a cidade onde fará a prova, qual certificação deseja obter e as áreas na qual deseja fazer o teste. Caso o participante tenha uma declaração de proficiência em alguma das áreas da prova, ele não precisará passar pelo teste nessa área.

O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. As áreas nas quais as provas são aplicadas são as seguintes:

Ensino Fundamental

– Ciências naturais;
– História e geografia;
– Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação;
– Matemática.

Ensino Médio

– Ciências da natureza e suas tecnologias;
– Ciências humanas e suas tecnologias;
– Linguagens e códigos e suas tecnologias e redação;
– Matemática e suas tecnologias.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, destacou a importância de obter o certificado. “Muitas vagas têm como requisito a certificação de conclusão do ensino. Muitas pessoas qualificadas para determinadas vagas, perdem a chance de concorrer ao emprego por conta da falta de qualificação acadêmica. Com o Encceja, o trabalhador tem a possibilidade de conquistar a certificação por meio da prova. É preciso estudar e se preparar bem para a prova para não perder essa oportunidade”, aconselhou o secretário.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos