Professores da rede municipal participam de capacitação
Docentes que trabalham nas bibliotecas das unidades escolares passarão por curso sobre ideias folclóricas
Nesta quinta-feira (10), 165 professores da rede municipal de ensino que trabalham nas bibliotecas escolares vão participar de uma formação continuada voltada à atenção ao letramento literário. O curso será realizado das 8h às 12h e das 13h às 17h30, no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC-PR), localizado na Rua Fernando de Noronha, 264, no Centro.
Eles serão divididos em duas turmas com cerca de 80 professores cada. O curso tem duração de quatro horas e para participar é preciso se inscrever no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Prefeitura de Londrina (AVA-PML), que pode ser acessado pelo http://moodle.londrina.pr.gov.br/moodle/login/index.php.
A capacitação é realizada mensalmente, de março a novembro, e tem como objetivo mostrar aos professores a importância do letramento literário nas mais diversas formas. Nesta semana, eles aprenderão mais sobre as ideias folclóricas e o folclore em si, as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula e nas rodas de contação de histórias para as crianças. Será ministrado pela profissional do Apoio Pedagógico das Bibliotecas Escolares do Município e coordenadora do projeto Palavras Andantes, Marcia Batista de Oliveira, e a profissional do Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa, Aliny Perrota.
“Mensalmente nós nos encontramos com os professores participantes do projeto ‘Palavras Andantes’ e apresentamos livros novos, teorias em torno da literatura infantil, de contação de histórias e da organização das bibliotecas escolares e fazemos atividades práticas. Isso é importante, porque trabalhamos com alunos iniciantes e eles precisam saber que o livro produz coisas boas, para assim começarem a gostar de ler”, explicou Marcia Batista de Oliveira.
Em cada unidade escolar do Município, dois professores são responsáveis pelos trabalhos nas bibliotecas. O projeto responsável pelas atividades existe desde 2002 em Londrina e busca prestigiar o letramento literário, onde se trabalha a obra pela obra, a linguagem, o autor e a ilustração como um todo.