Cidade

Compra Londrina realiza reunião para orientar sobre os processos licitatórios da Prefeitura

O primeiro encontro será às 14 horas, com representantes de agências de viagens; em seguida, às 16 horas, o foco são as panificadoras e confeitarias da cidade

 

compra.londrina.DPA Prefeitura de Londrina realiza, nesta quarta-feira (16), reunião com os representantes de agências de viagens da cidade. A iniciativa é promovida pelo programa Compra Londrina, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O objetivo da reunião é esclarecer e orientar sobre os processos licitatórios realizados pelo Município.

A reunião irá ocorrer às 14 horas, na sede do Sebrae, que fica na Avenida Santos Dumont, 1.335, Bairro Aeroporto. Durante o encontro, será apresentado o programa Compra Londrina, que visa estimular os empresários de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais a participarem dos processos de licitação realizados pela Prefeitura.

Na ocasião, os representantes das agências de viagem terão a oportunidade de tirar suas dúvidas a respeito do desenvolvimento dos processos licitatórios. Também serão orientados sobre o funcionamento das aquisições de produtos, bens e serviços feitos pelos órgãos públicos como, por exemplo, com relação aos prazos, divulgação de editais, formas de pagamento, pessoas físicas e jurídicas aptas a participar dos certames e lotes disponíveis.

A previsão é que em janeiro de 2018 seja publicado um novo edital, para a Prefeitura adquirir passagens áreas e de ônibus. A empresa vencedora do edital em vigor é de Curitiba. Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Nado Ribeirete, a administração municipal tem o objetivo de aproximar o Município do fornecedor local por meio dessa política pública de desenvolvimento econômico, que é o programa Compra Londrina. “Nesses encontros, nós buscamos ouvir esses empreendedores, para saber quais são as dificuldades que eles enfrentam em relação aos processo de licitação. E também vamos mostrar como o Compra Londrina funciona. São cerca de 150 agências de viagens na cidade, e a Prefeitura de Londrina é uma grande cliente em potencial”, contou.

Ribeirete destacou que, ao conhecer e se inteirar sobre os trâmites dos processos licitatórios, os empreendedores adquirem um conhecimento que poderá ser aplicado em editais de outros órgãos públicos. “Essa expertise de vender para o poder público vai se refletir em ganhos para a cidade, promovendo uma movimentação econômica que retorna em investimentos e melhor prestação dos serviços públicos”, disse.

Panificadoras – E logo pós o encontro com os representantes das agências de viagem, às 16 horas tem início nova reunião. Desta vez, devem participar os representantes de panificadoras e confeitarias da cidade.

De acordo com o presidente da Codel, a Prefeitura está fazendo um planejamento das licitações. “Estamos buscando o fornecedor para capacitá-lo com seis meses de antecedência. Quando a licitação for aberta, ele estará apto a participar e também a fornecer seus produtos ao Município, caso ganhe. E no caso das panificadoras e confeitarias, o principal cliente seria a Secretaria Municipal de Educação”, ressaltou.

Para participar das reuniões, não é necessário fazer inscrição prévia. Os empresários e fornecedores de todos os segmentos que se interessarem pelo programa Compra Londrina podem acessar o site www.compralondrina.com.br. No site, são disponibilizadas informações sobre os processos licitatórios em aberto, aqueles que serão realizados nos próximos meses, cronograma de rodadas de negócio e de capacitações, entre outros dados.

O Compra Londrina é resultado de parceria entre a Prefeitura de Londrina, Sebrae–PR, ACIL, Observatório de Gestão Pública de Londrina, Fiep, Sincolon, Sescap LDR, Sincoval e Sinduscon. O programa oferece oportunidades para o empresário local fomentar o seu produto, além de alavancar a competitividade das empresas por meio da participação em licitações, pregões eletrônicos e outras modalidades de compras públicas definidas por lei.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos