Município participa da campanha de conscientização Setembro Lilás
Durante todo o mês, ações são realizadas em diversos países com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a doença de Alzheimer
Tem início, nesta sexta-feira (1º), a campanha mundial Setembro Lilás, para conscientização sobre a doença de Alzheimer. Em Londrina, a ação é promovida pelo Instituto Não Me Esqueças com o tema “Porque eu me importo”, e tem apoio da Prefeitura de Londrina, por meio das secretarias municipais do Idoso e de Saúde. O lançamento da campanha irá ocorrer às 19 horas, durante a abertura do VII Simpósio Assistência Integral e de Qualidade a Idosos, realizado pelo Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento (Gesen) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O simpósio tem como objetivo proporcionar a atualização e o aprimoramento da assistência prestada aos idosos e seus familiares, especialmente em um contexto de portadores de demência. No primeiro dia (1º), a doutora Ivete Berkenrock, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) Seção Paraná, irá conduzir a conferência “Demências – desafios para a pessoa idosa, família e profissionais de saúde”, com início às 20h20.
A Secretaria Municipal do Idoso participa do congresso apresentando três projetos que são desenvolvidos nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) Leste e Oeste. Os trabalhos são: Oficina de Qualidade de Vida e Cidadania; Histórias que meus avós me contam; e Um desafio para a política pública da pessoa idosa em extrema pobreza. A iniciativa visa contribuir com a divulgação das ações, além de permitir a troca de experiências com outras instituições e entidades.
O simpósio prossegue até sábado (2), no anfiteatro Cyro Grossi, localizado no Centro de Ciências Biológicas da UEL. A programação completa do congresso pode ser acessada no site do Gesen, link www.uel.br/projetos/gesen.
Segundo a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka Barbosa, a participação do Município no Setembro Lilás é uma parceria muito importante. “Trata-se de uma oportunidade ímpar para trabalharmos a questão da sensibilização da sociedade em relação à doença de Alzheimer. É algo que precisa ser discutido e debatido com todas as pessoas, não apenas com os cuidadores e familiares de pessoas com Alzheimer”, frisou.
Ana Karina contou que, além da participação no VII Simpósio do Gesen, a SMI também irá atuar na campanha com atividades nos CCIs Leste e Oeste. “Nossas ações serão voltadas aos idosos em geral, por meio de palestras e oficinas nos CCIs. E haverá, ainda, um trabalho específico para técnicos e funcionários das instituições de longa permanência conveniadas ao Município”, detalhou.
Programação – Na segunda-feira (4), o médico geriatra Marcos Cabrera fará a palestra “Será que é Alzheimer”, às 14 horas. Toda a comunidade é convidada a participar, e a atividade irá ocorrer na Igreja Nova Aliança, na Rua Cuiabá, 48, centro.
As palestras para profissionais da saúde e da assistência à pessoa idosa vão ocorrer em duas ocasiões. No dia 18 de setembro, a terapeuta ocupacional Maria Madalena Sant’anna irá falar sobre o tema “Rotinas, hábitos e cotidiano para pessoas com Doença de Alzheimer”. A palestra será realizada às 14 horas, no Lar São Vicente de Paulo, situado na Avenida Madre Leônia Milito, 545, Jardim Bela Suíça.
No dia 25 de setembro, também às 14 horas, o Lar dos Vovôs e Vovozinhas Gilda Marconi recebe a palestra “Intervenção da fisioterapia na Doença de Alzheimer”, conduzida pelo fisioterapeuta Alexandre Mattos. O endereço é Rua Araguaia, 589, Jardim Agari.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a campanha Setembro Lilás será abordada junto aos profissionais que atuam nas unidades. O psicólogo e educador físico de cada Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) serão responsáveis por essa ação, pois durante o mês de agosto participaram de uma sensibilização com a geriatra Lindsey Mitie Nakakogue, que atua no Ambulatório de Alzheimer da Policlínica Municipal. O objetivo é que os profissionais repliquem aos seus colegas informações sobre a identificação de sinais do aparecimento da doença.
As ações da campanha Setembro Lilás prosseguem até o dia 29 de setembro. As atividades são gratuitas, e serão realizadas em várias regiões da cidade. Também são apoiadores da campanha o Instituto GRPCom, RPC, Midiograf, e Guerra Propaganda.
Sobre o Alzheimer – A doença de Alzheimer, forma mais comum de demência, é incurável e de causa ainda desconhecida. Sua prevalência e incidência aumentam significativamente com a idade, sendo mais comum a partir dos 65 anos. Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 1,2 milhão de pessoas sofrem de Alzheimer, mas só a metade está diagnosticada. O tratamento para retardar os efeitos da doença é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os principais sintomas do Alzheimer, cujo diagnóstico deve ser feito por um médico, está a falta de memória, dificuldade para acompanhar conversas ou desenvolver pensamentos mais complexos, irritabilidade e aumento da agressividade.
Programação da Campanha Setembro Lilás nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa:
12/09 – terça-feira
Horário: 14 horas
Atividade: Oficina lúdica para memória com as psicólogas Luana Soares de Lima e Mariana Mateus de Oliveira
Local: CCI Leste
Rua Gabriel Matokanovic, 260 – Jardim da Luz
14/09 – quinta-feira
Horário: 14 horas
Atividade: Palestra “Entendendo melhor a Doença de Alzheimer” com o geriatra Dr. Juan Castanedo
Local: CCI Oeste
Rua Serra Pedra Selada,111 – Jardim Bandeirantes
18/09 – segunda-feira
Horário: 14 horas
Atividade: Oficina para idosos e seus cuidadores com a arteterapeuta professora e doutora Roberta Puccetti
Local: CCI Oeste
Rua Serra Pedra Selada, 111 – Jd. Bandeirantes
19/09 – terça-feira
Horário: 14 horas
Atividade: Oficina para idosos e seus cuidadores com a arteterapeuta professora e doutora Roberta Puccetti
Local: CCI Leste
Rua Gabriel Matokanovic, 260 – Jardim da Luz