Projeto da Sema conscientiza sobre a importância das árvores
No programa de Educação Ambiental “Cultivando o Verde”, são realizadas visitas monitoradas ao Viveiro Municipal
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) desenvolve, por meio de seu programa de Educação Ambiental, o projeto “Cultivando o Verde”. Ao realizarem visitas guiadas ao Viveiro Municipal, os participantes são conscientizados e sensibilizados sobre a importância das árvores para o ambiente urbano. O projeto é voltado a alunos do ensino fundamental e médio, mas também se estende a adultos, idosos e quaisquer outros grupos interessados.
A diretora técnica de Educação Ambiental da Sema, Juliana Cordeiro, contou que o intuito é levar informações sobre a necessidade da arborização para a cidade. “O visitante vai ver o crescimento das mudas, desde o processo de germinação ao plantio. Vai aprender sobre compostagem e conhecer o nosso minhocário”, explicou. A ideia do projeto é fazer com que os visitantes tenham uma noção mais completa do desenvolvimento de uma árvore. Assim, hábitos de preservação ambiental podem ser estimulados, atentando para a formação e restauração de áreas verdes e os benefícios para a qualidade de vida da população.
A equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto é formada pelos servidores da Sema, composta por professores, biólogo, geógrafo, agrônomo, entre outros profissionais. Interessados em realizar a visita devem entrar em contato com o setor de Educação Ambiental pelos telefones 3372-4768 e 3372-4769, das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira; ou pelo e-mail: educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br.
O Viveiro – O Viveiro Municipal Maria Cristina Ferraz Bonato produz e recebe mudas de árvores utilizadas na arborização urbana e rural. Inaugurado em 2007, o viveiro está localizado no Parque Ecológico João Milanez, antiga Fazenda Refúgio, Av. Alice Abibe Sahão, 1640, Jardim Vale Azul, região sul. As flores cultivadas são para plantio exclusivo em áreas públicas, como Calçadão, canteiros e rotatórias. Quanto às árvores, elas são destinadas a áreas públicas como calçadas, praças, canteiros e fundos de vale. A população pode solicitar mudas para plantio em frente às casas, ou para reflorestamento, em casos de áreas rurais. Mais informações podem ser obtidas por telefone.
Biblioteca Móvel Ambiental – Além do “Cultivando o Verde”, outro projeto desenvolvido pela Sema é a “Biblioteca Móvel Ambiental”, que leva educação ambiental para estudantes do município. Nesta semana o ônibus da Sema visita o Projeto Viva Vida, no Jardim Leonor. Na terça (5) e quarta-feira (6), quatro turmas poderão conhecer a biblioteca itinerante e participar de atividades de sensibilização e conscientização.