Destaques

Prefeito sanciona lei de utilidade pública à associação do Vista Bela

vista.bela.utilidade.publica.VP

A Associação Cultural Esportiva Vista Bela é uma organização filantrópica da região norte com atuação em áreas como cultura, educação e promoção social

 

vista.bela.utilidade.publica.V4O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, sancionou na manhã desta segunda-feira (11), a Lei nº 12.557/2017, de autoria dos vereadores Eduardo Tominaga e Mário Takahashi, que declara de utilidade pública a Associação Cultural Esportiva Vista Bela (ACEVB), no Residencial Vista Bela, região norte de Londrina. A solenidade ocorreu na sede do Projeto Vista Bela.

Com a lei em vigor, a ACEVB adquire caráter público para exercer suas atividades de formação cidadã junto à comunidade. A entidade foi inaugurada em julho de 2016 e é uma organização filantrópica com atuação nas áreas cultural, educativa, promoção social e saúde em geral. Sua sede fica localizada na Rua Anselmo Pedro Nonino, 410.

Durante a solenidade, o prefeito Marcelo Belinati destacou que este é o primeiro passo para que, dentro da lei, a prefeitura possa apoiar mais ativamente o projeto. “Desde que assumi o mandato, determinei a toda a equipe para que tenhamos programas de esporte, cultura, lazer, educação e saúde, nos bairros. Esses programas têm que chegar a toda a cidade e serem ofertados à nossa população”, frisou.

O prefeito ressaltou ainda a importância de projetos como este, que permitem que as crianças possam ter mais oportunidade de aprender. “Iniciativas como esta merecem ser apoiadas pela Prefeitura, por isso, já determinei às secretarias de Educação, Assistência Social e de Cultura, além da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), que possam ver os programas nos quais esta associação possa se encaixar, para passar a receber mais ajuda da Prefeitura”, informou.

vista.bela.utilidade.publica.V3A idealizadora da ACEVB, Josileide Aparecida de Oliveira Baptistella, contou que, atualmente, o projeto atende 239 crianças. Por dia são atendidas, em média, de 75 a 110 pessoas, no contraturno escolar, das 9 às 11h30 e das 14 às 17h30, além de alguns sábados e domingos.

O local possui um acervo composto por sete mil livros, realiza atividades de reforço de português e matemática, modelagem 3D, aulas de canto, flauta, cavaquinho, capoeira, trabalhos manuais, cuidados com horta, além de brincadeiras recreativas. “Com a sanção desta lei poderemos buscar recursos junto aos órgãos públicos para colaborar na manutenção do local, pois hoje dependemos da ajuda e solidariedade do voluntariado”, contou Josileide.

Um dos autores do projeto de lei, o vereador Eduardo Tominaga, ressaltou que a sanção de utilidade pública é muito importante, pois com isso a Associação poderá buscar recursos públicos. “É de fundamental importância para o desenvolvimento do bairro Vista Bela. A ACEVB faz um trabalho fantástico, com pouco dinheiro, então o que precisamos fazer agora é aproximar a iniciativa pública de projetos bons como este”, salientou.

O outro vereador autor do projeto de lei, Mário Takahashi, disse que a sanção da utilidade pública irá garantir o acesso a projetos governamentais para o local. “O objetivo da Associação é a conquista de um terreno, doado pelo Município, e para que isto pudesse acontecer era necessária a aprovação de utilidade pública. Agora, o próximo passo é buscar este espaço público para que o projeto consiga crescer e comportar atendimento a todas as crianças do bairro”, afirmou.

Sobre a Associação – A ACEVB desenvolve projetos nas áreas de cultura, esporte, meio ambiente e outras áreas do conhecimento humano, com a proposta de também permitir o acesso a eventos de lazer, entretenimento e educação para a comunidade. A intenção é promover a articulação com órgãos federais, estaduais e municipais, envolvendo também parcerias com universidades, faculdades e diferentes instituições. Outro objetivo é atuar como órgão técnico e consultivo no estudo e solução dos problemas relacionados a áreas de atuação da entidade.

vista.bela.utilidade.publica.V5O Estatuto Social da associação também traz como objetivo social exercer atividades para a geração de renda e emprego ao público assistido, por meio do ensino e produção de atividades manuais, artísticas, culturais, esportivas e profissionalizantes. O desenvolvimento das ações inclui estudos, espetáculos de caráter profissional ou amador, concertos, debates, feiras, atividades de cinema, palestras, cursos e oficinas que possam contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural da sociedade.

Dentro de seu campo de atuação, a associação também tem como finalidade a promoção de intercâmbios com entidades públicas do Paraná e outros estados brasileiros, ou mesmo do exterior, por meio de convênios que proporcionem a realização de exposições, reuniões, ações de cunho cultural e artístico, bem como a publicação de obras de interesse à história local, estadual e nacional.

Também estiveram presentes no local, o vice-prefeito, João Mendonça; os secretários municipais de Cultura, Caio Julio Cesaro, da Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e da Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura, e o vereador Boca Aberta.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos