Cidade

Conselho de Alimentação Escolar elege novos membros

Eleitos atuarão de 2017 a 2021, com trabalhos de fiscalização e construção de políticas em prol de uma alimentação mais saudável

 

Para eleger os novos membros que vão compor o Conselho de Alimentação Escolar de Londrina (CAE) será realizada uma assembleia eletiva no dia 5 de outubro, às 14 horas, no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi, localizado na Rua Benjamin Constant, 800, na região central da cidade. Não é necessário se inscrever antecipadamente. A entrada é gratuita.  

Durante a assembleia, serão escolhidos três titulares e três suplentes dentre os grupos de representantes de professores da rede municipal de ensino, das Associações de Pais e Mestres (APM) e de membros da sociedade civil local. Eles vão atuar de 2017 a 2021. Os interessados em participar concorrendo a uma das vagas devem se apresentar com documentos pessoais em mãos, telefone, e-mail, dados profissionais e entidade que pertence.

Os eleitos participarão de reuniões mensais; farão visitas às unidades escolares; avaliarão o cardápio utilizado na merenda escolar; auxiliarão na construção das políticas de alimentação; farão a fiscalização da infraestrutura dos locais onde são depositados os alimentos, da qualidade da água das escolas e aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar; acompanharão os processos licitatórios, entre outras atividades.

Segundo o presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Cícero Cipriano Pinto, o controle social atualmente não é apenas um órgão fiscalizador, mas também proponente de políticas e ações. “A gestão do Marcelo Belinati nos deu espaço, juntamente com a secretária de Educação, para uma gestão participativa. Isso é importante, porque sabemos que a criança que passa mais tempo na escola, tem menos chances de ser criança obesa ou desnutrida, porque se alimenta melhor. Estamos trabalhando cada vez mais para disponibilizarmos alimentos saudáveis, com menos sal e açúcar e produtos advindos da agricultura familiar”.

De acordo com ele, atualmente mais de 40% dos alimentos dados na merenda advém da agricultura familiar. Além disso, os trabalhos atualmente estão focadas na busca pela diminuição de embutidos e achocolatados, com o acréscimo de saladas, frutas, sucos e alimentos com pouco sal e açúcar. “Todo nosso trabalho só é possível graças a parceria com a Gerência de Alimentação Escolar, por meio da nutricionista, para padronizarmos um cardápio mais equilibrado e saudável às crianças”, finalizou Pinto.

Os escolhidos devem apresentar a documentação completa constante no edital de convocação nº 01/2017, publicado no Jornal Oficial do Município nº 3.348, desta quarta-feira (20) para homologar o cargo de conselheiro eleito. Eles terão até as 10h, do dia 19 de outubro para fazerem a entrega dos documentos. O JOM pode ser acessado pela página da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br).

O resultado da eleição com a homologação do processo final será publicado em edital no Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Londrina e no portal da Prefeitura de Londrina, no dia 26 de outubro, a partir 12 horas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos