Saúde disponibiliza ponto de vacinação contra dengue no Camelódromo
Serviço está sendo realizado desde esta quinta-feira (28) e se estende até amanhã, das 8 às 17 horas; também há outros locais para vacinação
Nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), a Secretaria Municipal de Saúde estará com um ponto fixo de vacinação no térreo do Camelódromo de Londrina, localizado na rua Sergipe, 309, das 8 às 17 horas. O objetivo é vacinar o maior número de pessoas, na faixa etária preconizada, de 15 a 27 anos, já que meta do Município é aplicar 66.900 doses tetravalente contra a dengue.
A coordenadora de Imunizações da pasta, Sônia Fernandes, informou que além de da vacinação, os servidores da Saúde também farão o chamamento dos jovens no Camelódromo, divulgando o serviço que está sendo oferecido. No sábado (30), a equipe também estará presente na 3ª Feira de Saúde da Zona Sul, no pátio no Hospital da Zona Sul, das 9 às 17 horas. O local fica na Rua das Orquídeas, 75, no Parque Ouro Branco.
Até o final da campanha, que prossegue até o dia 27 de outubro, a população também pode procurar o posto fixo de vacinação no Calçadão de Londrina, em frente à agência do Banco do Brasil. Durante a semana o local funciona das 9 às 17 e, aos sábados, das 8 às 13 horas. A vacina também é ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da zona urbana e rural, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
Balanço – Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até agora foram aplicadas 7.127 doses da vacina, sendo 3.412 segundas doses e 3.715 terceiras doses, durante a campanha iniciada no dia 20 deste mês. Lembrando que esta etapa é voltada apenas para quem já iniciou o esquema de vacinação nas campanhas anteriores, ou seja, não serão aplicadas as primeiras doses da vacina.
Para a coordenadora de Imunizações, o número de doses aplicadas é considerado baixo. “Estamos indo a diversos locais, para buscarmos o público-alvo, como em escolas estaduais e universidades, mas mesmo assim a procura pela vacina tem sido baixa. Também temos uma equipe que vai de porta em porta, todos os dias, nas residências das pessoas, contudo muitas vezes os servidores não encontram ninguém no domicílio”, informou.
Sônia disse ainda que o Município irá estudar novas estratégias para atingir mais jovens, como ligações telefônicas para pessoas que já iniciaram o esquema de vacinação, a fim de fazer o chamamento para a campanha. Para ser imunizado, basta o cidadão apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação, se tiver.
Para confirmar o recebimento das primeiras doses da vacina de dengue, aplicadas nas etapas de agosto e setembro de 2016, e em março deste ano, a população pode ligar para o Disk Dengue, pelo telefone 0800-400-1893. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. O serviço busca auxiliar aqueles que tenham perdido o comprovante de vacinação e estão em dúvida se receberam ou não a vacina.
Sobre a vacina – As doses da vacina contra a dengue são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença.
A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticóides em dosagens elevadas e prolongadas.
Foto: Arquivo e Sônia Lenira