Cidade

Saúde Ocupacional realiza encontros do Programa de Promoção à Saúde do Servidor

Foco das ações é mobilizar os servidores municipais e formar grupos de trabalho para promover a conscientização sobre diferentes temas

 

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), por meio da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), realizou, na tarde de ontem (27), mais uma atividade do Programa de Promoção e Prevenção à Saúde do Servidor, que é desenvolvido sob a coordenação do setor de Serviço Social. Na ocasião, teve início o Grupo de Cuidadores de Familiares, voltado para servidores que estão ou estiveram em licença de acompanhamento de familiar na DSO durante esse ano. Cerca de dez pessoas participaram do encontro. “O objetivo é auxiliar e orientar aqueles servidores que precisam se ausentar do trabalho para cuidar de seus familiares”, disse a secretária municipal de Recursos Humanos, Margareth Socorro de Oliveira.

As ações do Programa continuam na próxima quarta-feira (4), quando começarão os trabalhos do Grupo de Reabilitação Funcional, que abrange servidores que se encontram em reabilitação funcional e chefias que têm servidores na mesma situação, sendo que a indicação é feita pela Diretoria de Saúde Ocupacional. O encontro será das 14 às 18 horas, na sede da Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina (AAPML).

Segundo Margareth, o Programa de Promoção e Prevenção à Saúde do Servidor, que teve início no dia 15 de setembro, tem como foco principal mobilizar os servidores municipais e formar grupos de trabalho para promover a conscientização deles a respeito de diferentes temas. “A intenção é ampliar a transmissão de conhecimentos e levar até os servidores informações que possam auxiliá-los a melhorar sua qualidade de vida, principalmente quanto aos aspectos biopsicossociais e de saúde”, comentou.

A diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Liange Hiroe Doy, frisou que a iniciativa e a formação dos grupos são importantes para que seja possível estudar, diagnosticar, intervir, mas, principalmente, possibilitar a prevenção para diferentes situações vivenciadas pelos servidores. “Após a realização dos grupos, os servidores preenchem uma avaliação e dão sugestões para a melhoria dos trabalhos. Entre os apontamentos principais já levantados, os servidores ressaltaram que a troca de informações e experiências foram valiosas e sugeriram que os grupos tenham continuidade”, contou.

Ao todo, mais de 30 servidores já participaram dos dois primeiros encontros realizados no Programa. As atividades são feitas por grupos multiprofissionais, dirigidos pela psicóloga Alessandra Mara Batista de Souza, a fonoaudióloga Rosângela Del Anhol Azevedo e pelas assistentes sociais Jeane Terezinha Buzzo Costa e Marcelle Diorio de Souza.

Os grupos foram divididos pela Diretoria de Saúde Ocupacional, sendo alguns voltados a públicos específicos, entre eles: Grupo de Reabilitação Funcional, Grupo de Servidores Cuidadores de Familiares, Grupos de Servidores com Fibromialgia, Grupo de Saúde Vocal e Grupo de Saúde Auditiva.  Todas as atividades ocorrem na sede da AAPML, localizada na Rua Kozen Igue, 270, no Jardim Granville.

Próximos encontros

11/10 – Nova turma do Grupo de Cuidadores de Familiares – 14 às 18 horas
18/10 – Início do Grupo de Servidores com Fibromalgia – 14 às 18 horas
01/11 – Grupo de Reabilitação Funcional
08/11 – Grupo de Cuidadores de Famílias
22/11 – Grupo de Fibromalgia
06/12 – Grupo de Reabilitação Funcional
13/12 – Grupo de Cuidadores de Famílias
20/12 – Grupo de Fibromalgia

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos