Prefeitura promove 1º Simpósio Municipal de Residências em Saúde
Evento ocorrerá no H.U. nos dias 6 e 7 de outubro; inscrições custam R$30
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL) e com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), promove nos dias 6 e 7 de outubro o 1º Simpósio Municipal de Residências em Saúde. O evento será no auditório do Centro de Ciências da Saúde do Hospital Universitário (CCS/HU), localizado na Avenida Robert Koch, 60.
A coordenadora do simpósio, Vânia Brum, contou que o evento surgiu da vontade e necessidade de maior aproximação com as instituições de ensino para estágios na rede municipal. “Com mudanças que ocorreram na legislação de ensino em saúde, aumentará muito o número de residências na área e também o número de estágios. Precisamos articular formas de receber esses estudantes, e com o simpósio eles poderão entrar em contato com diversos pontos de vista e experiências de fora”, explicou.
As inscrições custam R$30,00, com emissão de certificado, e podem ser feitas pelo site www.iscal.com.br. O evento é voltado para estudantes dos dois últimos anos de cursos na área de saúde, além de docentes que acompanham estágios na área. A abertura será na sexta-feira (6), às 19 horas, com participação do secretário de Saúde, Felippe Machado; da diretora da 17ª Regional de Saúde, Terezinha Sanches; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cícero Cipriano Pinto; e da diretora do CCS da UEL, Mara Solange Gomes Dellaroza.
O secretário de Saúde, Felippe Machado, explicou que Londrina foi pioneira no país a integrar o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), e que o simpósio vem para consolidar essa política do município. “Trata-se de um evento de extrema importância para consolidar essa participação no COAPES, que busca fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade. O objetivo é disseminar essa integração e promover a troca de conhecimentos, resultando na melhoria dos serviços de saúde da região”, contou.
No sábado (7), haverá exposição de banners e experiências inovadoras, além de debates e mesas-redondas sobre temas como uso de medicamentos e saúde da mulher, entre outros. A programação completa e mais informações estão disponíveis na página www.facebook.com/simposiomunicipal. O evento conta com apoio da Faculdade Pitágoras, Unifil e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR).